Governador visita obras da futura Etec de Esportes

O governador Geraldo Alckmin visitou na manhã desta quinta-feira (23) as obras da futura Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes, na Vila Maria, Capita. A escola vai oferecer o curso técnico de Esportes e Atividade […]

23 de fevereiro de 2012 10:00 am Etec

O governador Geraldo Alckmin visitou na manhã desta quinta-feira (23) as obras da futura Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes, na Vila Maria, Capita. A escola vai oferecer o curso técnico de Esportes e Atividade Física, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, a diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, e Sóstenes Brasileiro, diretor da Fundação Gol de Letra.

“Vai ser uma grande oportunidade para melhorar a renda de pessoas que poderão trabalhar com turismo em hotéis, navios, governo e até visando as Olimpíadas e a Copa do Mundo, que serão no Brasil”, disse o governador. “Também vai ser uma obra importante para integrar a comunidade.”

A primeira escola técnica voltada aos esportes integrará um Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake em terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). O Estado está investindo R$ 32, 8 milhões nesta obra, iniciada em agosto de 2011, com previsão de término no primeiro semestre de 2013. Alguns dos ambientes da futura escola técnica: biblioteca, duas academias,
laboratórios, como os de tênis de mesa, judô, boxe, informática e multiuso, salas de aula, entre outras instalações acadêmicas e administrativas.

Além do prédio da Etec, onde serão dadas as aulas teóricas, o Centro de Convivência terá um pavilhão multiuso – que vai abrigar quadra poliesportiva com arquibancada, lanchonete e vestiários, entre outros ambientes – e os blocos de Administração, Espaço Pedagógico e Cultural e Ambulatório.

O projeto arquitetônico prevê a construção a céu aberto de cinco quadras para prática de esportes diversos, como vôlei de areia, basquete e tênis; dois campos para futebol society; pista de atletismo; instalações para esportes radicais e arborismo; estacionamento para bicicletas, etc. Esses espaços serão utilizados pelos alunos da Etec, como laboratórios, e pela comunidade, para atividades esportivas e de lazer. Todas as instalações do Centro de Convivência atenderão às normas de acessibilidade.

Curso técnico de Esportes e Atividade Física

Enquanto as instalações da Etec de Esportes estão sendo construídas, o curso técnico de Esportes e Atividade Física foi implantado neste semestre em outro local, para uma turma piloto de 30 alunos da Fundação Gol de Letra e do Instituto Esporte & Educação. Os alunos fazem as aulas teóricas e práticas na Etec de Artes, localizada no Parque da Juventude, onde também acontecerão as atividades de quadra. Com esta iniciativa, será possível aperfeiçoar o currículo até a implantação da escola técnica específica para Esportes.

O curso técnico de Esportes e Atividade Física tem duração de três semestres. O mercado de trabalho para o técnico em Esportes inclui clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, prefeituras e organizações não governamentais, entre outras instituições.