Filtro de Daltonismo

Governador recebe intercambistas do CPS no Palácio dos Bandeirantes

Estudantes, diretores e professores de Etecs e Fatecs participaram do evento; ao todo, 354 estudantes e monitores embarcam para Argentina, EUA, Inglaterra e Irlanda

21 de maio de 2025 4:54 pm Eventos, Institucional, Internacional

Tarcísio de Freitas destacou o diferencial do CPS e as oportunidades oferecidas pelo Intercâmbio Cultural | Foto: Roberto Sungi

Cerca de 220 estudantes, professores e diretores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais foram recebidos pelo governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes. Eles representaram o grupo de 354 selecionados para a atual edição do Intercâmbio Cultural, que embarca para Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda, entre os dias 29 e 31 de maio.

“Vocês serão referência de sucesso para todos os que vierem na sequência”, disse Tarcísio de Freitas, se dirigindo aos estudantes. “Conquistaram vagas nas excelentes unidades do Centro Paula Souza e foram selecionados para o intercâmbio. Sonhem alto, pois essa jornada de vocês não tem limite”, acrescentou.

Participaram do evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o diretor-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias, e o vice, Maycon Geres. Em sua fala, Vahan frisou a importância do aprendizado dos idiomas e da cultura dos países visitados. “Cada vez mais vocês irão competir em uma esfera global, com profissionais que podem estar na cidade vizinha ou em outro continente”, comentou o secretário. “Aproveitem cada momento desta oportunidade conquistada”, disse.

Já o diretor-superintendente do CPS agradeceu o esforço de professores e diretores em deslocar estudantes de diversas regiões do Estado para a Capital. Ele destacou o caráter transformador da iniciativa e a felicidade no rosto de cada participante. “A maioria de nossos alunos nunca esteve fora do País, muitos nunca entraram em um avião”, afirmou. “Compartilho a alegria por este momento. Espero que tragam experiências que os acompanhem por toda a vida”, completou.

Primeira viagem internacional

Entre os estudantes presentes no Palácio dos Bandeirantes, Daniela Miller Marques fez questão de pedir o microfone para agradecer a possibilidade de conhecer outro país. Ela conta que escolheu o curso técnico de Logística da Etec de Monte Mor em busca de melhores oportunidades profissionais, e mal conseguiu acreditar quando foi selecionada para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.

“Me avisaram no corredor da Etec que eu havia sido selecionada e senti a ‘engrenagem’ do meu cérebro funcionando bem devagarinho com a surpresa”, brinca. “Penso muito na minha mãe, que nunca pode estudar, e hoje está orgulhosa de ver a filha a caminho da Inglaterra”, contou.

Chance para uma nova vida

Jéssica Tostes Reis da Silva estuda Nutrição e Dietética na Etec Trajano Camargo, de Limeira. Ela precisou de coragem para contar no microfone sua história pessoal. Viúva aos 33 anos, retornou para sua Cosmópolis natal com dois filhos pequenos e foi trabalhar como faxineira na escola em que havia estudado. Foi ali que entendeu as possibilidades de crescimento com a Etec. Mesmo depois de muitos anos distante da sala de aula, passou no Vestibulinho em sétimo lugar.

“A Etec mudou minha mente e está transformando minha vida. A nova profissão vai me permitir dar uma vida melhor aos meus filhos. Esta oportunidade de intercâmbio é uma prova de que nunca é tarde para recomeçar”, disse a estudante, a caminho de Brighton, na Inglaterra.

Sem timidez

Linncol Felipe Souza Silva também fez questão de agradecer publicamente a oportunidade de viajar para Londres, mesmo com a timidez e a dificuldade de falar em público que lhe são naturais. O estudante do curso técnico de Logística disse que a melhora na desenvoltura para comunicação também foi adquirida na Etec Profª. Luzia Maria Machado, de Arujá.

“Antigamente eu jamais pegaria um microfone para falar, sou muito tímido. Mas, como disse o governador, a capacidade de comunicação é uma habilidade muito importante e estou treinando na Etec em eventos e seminários. Agora pretendo me comunicar melhor também em inglês”, finalizou.

Compartilhe


Veja também