Governador recebe estudantes aprovados pelo Provão Paulista

Evento no Palácio dos Bandeirantes reuniu cerca de 250 alunos e egressos de Etecs e de unidades da Secretaria da Educação; primeira edição do exame disponibilizou 15 mil vagas

15 de março de 2024 12:22 pm Institucional

Tarcísio de Freitas ressaltou importância de promover a inclusão dos jovens por meio do Provão Paulista | Francisco Cepeda/Governo de SP

Nesta quinta-feira (14), o Palácio dos Bandeirantes foi cenário de um encontro entre o governador Tarcísio de Freitas e cerca de 250 estudantes, entre aprovados na primeira edição do Provão Paulista e jovens matriculados na terceira série do Ensino Médio da rede pública estadual. O evento reuniu alunos e egressos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de unidades da Secretaria da Educação (Seduc). Também participaram da conversa o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o titular da Seduc, Renato Feder; e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; além de reitores e representantes das universidades públicas estaduais.

“Celebrem este momento porque vocês são vitoriosos. Cada um tem uma história de vida e enfrentou dificuldades para chegar ao dia de hoje aprovado em uma das melhores universidades do Brasil, que são as do Estado de São Paulo”, afirmou o governador. “Tenho certeza de que vocês se esforçaram muito. Então é hora de comemorar, aproveitem esta oportunidade. Talvez vocês não façam ideia, mas vão servir de inspiração para muitos jovens e já são exemplo para quem vai iniciar o percurso no Provão Paulista”, completou.

Ao todo, foram destinadas pela edição 2023 do Provão Paulista mais de 15 mil vagas em cursos superiores, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, distribuídas entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Entre os participantes das Etecs, foram 1.071 alunos convocados para 1.233 vagas em cursos superiores reservadas a estudantes do Grupo C do Provão Paulista, composto pelas unidades do CPS e dos demais estabelecimentos de Educação Profissional do Estado. As Etecs respondem por 87% dos aprovados do Grupo C, que obteve um total de vagas correspondente a 16% das 7.623 vagas ofertadas para o primeiro semestre de 2024.

Exame seriado

O Provão Paulista permite a alunos que hoje estão nas primeiras séries do Ensino Médio da rede pública também comecem a construir a trajetória rumo ao Ensino Superior. A participação no exame seriado é contabilizada a cada ano para os futuros processos seletivos das cinco instituições que integram o programa.

Ou seja, os jovens atualmente matriculados na primeira série farão o Provão Paulista em 2024, 2025 e 2026. A somatória desses três anos será considerada para a classificação. Para as vagas oferecidas em 2025, serão consideradas as notas obtidas pelos participantes em 2023 e 2024.

*Com informações do Portal do Governo de São Paulo