Governador José Serra inaugura Etec de Heliópolis

A comunidade de Heliópolis ganhou, nesse semestre, uma Escola Técnica Estadual (Etec), que foi inaugurada pelo governador José Serra nesta segunda-feira, 28. A cerimônia contou com as presenças do vice-governador, Alberto Goldman; do prefeito de […]

28 de setembro de 2009 3:45 pm Etec

Ao lado do prefeito Gilberto Kassab e do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, Serra assiste aula de espanhol, na Sala de Idiomas da Etec de Heliópolis

A comunidade de Heliópolis ganhou, nesse semestre, uma Escola Técnica Estadual (Etec), que foi inaugurada pelo governador José Serra nesta segunda-feira, 28. A cerimônia contou com as presenças do vice-governador, Alberto Goldman; do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; entre as demais autoridades.

A Etec, localizada no distrito do Ipiranga, integra o plano de expansão para o ensino profissional, umas das prioridades do governo estadual para a área da Educação. “Conseguimos expandir muito a educação técnica e tecnológica, mantendo a qualidade”, disse Serra.

A escola iniciou suas atividades com quatro cursos técnicos: Administração, Design de Interiores, Informática e Nutrição e Dietética. A partir do primeiro semestre de 2010 vai oferecer também Ensino Médio, de manhã, e o curso Técnico de Edificações à noite. Também está prevista a implantação de cursos de Formação Inicial e Educação Continuada, para qualificação básica de trabalhadores nas áreas dos cursos técnicos ministrados na unidade.

A nova unidade faz parte do Centro de Convivência de Heliópolis. O Estado investiu mais de R$ 10,2 milhões na Etec. Foram cerca de R$ 500 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 9,7 milhões na construção do prédio, em terreno cedido pela Prefeitura. O projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake.

Etec integra o Centro de Convivência de Heliópolis, cujo projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake

Entre os ambientes da Etec estão 21 salas de aulas, biblioteca e 7 laboratórios (Dietética; Informática; Bromatologia e Bioquímica; e 3 de informática). “Vamos garantir futuro, emprego, fazer os jovens mais felizes realizando suas vocações”, declarou Alckmin.

Ainda nesse semestre está previsto o funcionamento do laboratório de línguas, montado com equipamentos doados por cinco empresas: Dell, Epson, Portal Educacional Clickideia, Sanako e Smart Board, totalizando um investimento de R$ 100 mil. Essas empresas também vão organizar o treinamento conjunto dos docentes da unidade para o uso do equipamento e do acesso ao portal.

“Essa Etec é fruto do empenho e do envolvimento de muita gente: Governo do Estado, Prefeitura, comunidade, empresas e do Ruy Ohtake, que foi o grande articulador desse pólo de educação e cidadania. Quando elaborou esse projeto, estava duplamente inspirado, conseguindo fazer um espaço que, além de maravilhoso é funcional”, observou Laura Laganá.