Governador inaugura novos blocos de laboratórios da Fatec Sorocaba

Na tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin inaugurou os blocos de laboratórios multidisciplinares de Tecnologia da Informação e os de Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba – José […]

25 de fevereiro de 2013 5:00 pm Institucional

Laura Laganá entre Antonio Carlos de Oliveira, diretor da Fatec, o deputado estadual Carlos Cezar, o secretário Quadrelli, o prefeito Pannunzio e o governador Geraldo Alckmin no momento da inauguração dos laboratórios multidisciplinares da Fatec. / Mauricio Rummens.

Na tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin inaugurou os blocos de laboratórios multidisciplinares de Tecnologia da Informação e os de Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba – José Crespo Gonzales.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio,  o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e a chefe de gabinete da instituição, Elenice Belmonte R. de Castro.

“Com o Centro Paula Souza, fazemos o casamento entre a formação profissional e o emprego. Ainda existem vagas no mercado que não são preenchidas por falta de trabalhadores qualificados”, disse Alckmin. “Temos o compromisso de investir cada vez mais na educação técnica e tecnológica no Estado de São Paulo”.

Para o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, a Fatec cumpre um papel importante na região. No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado em dezembro passado, o curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica da Fatec Sorocaba foi considerado o melhor entre 24 instituições avaliadas, com conceito 5.

O valor de investimento em obras de construção e reforma nestas instalações foi de cerca R$ 3 milhões, entre 2010 e 2013. Neste período o Estado também investiu mais de R$ 4,8 milhões para equipar os laboratórios, entre eles 9 de informática, instalados no Bloco de Laboratórios Multidisciplinares. Já no Bloco de Automação Industrial estão outros 9 laboratórios(1 de Controle de Processos, 1 de Hidráulica, 1 de Pneumática, 1 de Sistemas Flexíveis de Manufatura – FSM, 1 de Sistema Integrado de Produção – ICIM, 2 de Computação Gráfica, 1 de Simulação Logística e 1 de Tratamento Térmico e Ensaios Mecânicos). Dentro deste bloco, a sala que abriga o laboratório de Sistema Integrado de Produção – ICIM, contou com a parceria da Festo, empresa de origem alemã líder mundial no segmento de automação industrial, para reforma e adaptação do espaço.

Implantada em 1971, a Fatec tem 2.980 alunos matriculados. No Vestibular para o primeiro semestre deste ano, 2.741 inscritos disputaram as 480 vagas oferecidas, distribuídas entre oito cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Automotiva, Fabricação Mecânica, Logística, Polímeros, Processos Metalúrgicos, Processos Mecânicos e Sistemas Biomédicos. Neste processo seletivo os cursos que tiveram maior índice de candidato por vaga foram Projetos Mecânicos, com 10,78, seguindo por Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 10,70 candidatos por vagas. Ambos à noite.

Sorocaba conta também com três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Fernando Prestes, Rubens de Faria e Souza e Etec de Sorocaba. Juntas, atualmente as unidades mantêm mais de 4.800 matriculados. Pelas parcerias firmadas com a Secretaria Estadual da Educação, o Centro Paula Souza também oferece Ensino Técnico em três escolas estaduais do município – em duas dessas unidades mantém Ensino Integrado ao Médio pelo Programa Vence.