Governador inaugura nova sede da Fatec Jacareí e a Etec de Caieiras

Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, o governador Geraldo Alckmin descerrou a placa de inauguração das novas instalações da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jacareí. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, […]

2 de julho de 2014 10:57 am Institucional

Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, o governador Geraldo Alckmin descerrou a placa de inauguração das novas instalações da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jacareí. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participou do evento. À tarde, com a cerimônia de descerramento de placa da Escola Técnica Estadual  (Etec) de Caieiras, a unidade foi inaugurada oficialmente.  Estava presente o vice-diretor superintendente do Paula Souza, César Silva, entre as demais autoridades.

Fatec de Jacareí

A nova sede, que passou a ser utilizada em 2014, está distribuída em dois blocos que abrigam 12 salas de aula, 5 laboratórios  (Análise de Água, Biologia, Informática, Microbiologia e Química), espaços para os laboratórios de Desenho, Geoprocessamento, Topografia e outros 2 de Informática, auditório, biblioteca, 10 salas administrativas, entre outros ambientes. O Governo do Estado investiu mais de R$ 17,2 milhões na obra de construção. O valor de investimento em mobiliário e equipamentos entre 2011 e 2014 superou R$ 800 mil.

Atualmente, 158 estudantes estão matriculados no curso de graduação tecnológica de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O Vestibular para o próximo semestre trouxe como novidade a oferta do curso inédito de Geoprocessamento, com 40 vagas à noite.

A Fatec iniciou suas atividades no 1º semestre de 2012 nas instalações da Etec Cônego José Bento. Integrada ao Centro Paula Souza em 1994, a escola técnica tem 1.027 alunos, sendo 240 no Ensino Médio e 787 distribuídos em 10 cursos técnicos: Administração, Administração integrado ao Ensino Médio, Administração (semipresencial), Agrimensura, Agropecuária, Florestas, Logística, Meio Ambiente, Química, e Redes de Computadores. A partir do segundo semestre de 2014 a unidade passa a oferecer também o curso técnico de Agronegócio.

Etec Caieiras

Na parceria para implantação da unidade, coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio, que abriga 6 salas de aula, 4 laboratórios (2 de Informática, 1 de Hardware, 1 de Segurança do Trabalho), espaço para outros 2 laboratórios de Informática, auditório e biblioteca, entre outros ambientes.

O Centro Paula Souza ficou responsável pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos, acompanhamento do processo seletivo, contratação de professores e pela compra de mobiliário e equipamentos. Entre 2013 e 2014, o valor do investimento do Estado em mobiliário e equipamento superou R$ 520 mil.

A Etec iniciou suas atividades como classe descentralizada no segundo semestre de 2013. Atualmente, 157 alunos estão matriculados nos cursos técnicos de Informática para Internet e Segurança do Trabalho.

Caieiras integra a Região Noroeste da Grande São Paulo, que conta com outras 11 escolas técnicas, distribuídas nos municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jandira, Mairiporã, Osasco e Santana de Parnaíba. Estas duas cidades têm duas unidades.