Filtro de Daltonismo

Governador inaugura Etecs de Monte Mor e Votorantim

Na tarde desta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, o governador José Serra inaugurou duas Escolas Técnica (Etecs) estaduais: a de Monte Mor e a de Votorantim. O evento contou com a presença dos secretários de […]

20 de fevereiro de 2009 3:12 pm Etec

Na tarde desta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, o governador José Serra inaugurou duas Escolas Técnica (Etecs) estaduais: a de Monte Mor e a de Votorantim. O evento contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e do vice superintende, César Silva, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia de inauguração, Serra destacou que “o Ensino Técnico garante emprego e possibilita a geração de renda para que o jovem tenha oportunidade de se aperfeiçoar e fazer uma faculdade”. Alckmin também reforçou essa idéia: “o Ensino Técnico vira emprego, e a melhor resposta para a crise é investir na juventude. O jovem que faz a Etec tem garantia de empregabilidade”.

“O ensino profissional hoje é muito mais reconhecido e exigido pelo setor produtivo. Sempre que criamos uma Etec, ampliamos as oportunidades para a população da região”, observou César Sila.

Etec de Monte Mor

A Etec participou do segundo Vestibulinho para o primeiro semestre de 2009, realizado dia 18 de janeiro. A escola ofereceu 80 vagas para o Ensino Médio, no período da manhã, e 120 vagas divididas entre três cursos técnicos: Administração, à tarde, e Informática e Logística, à noite.

Monte Mor está localizada na Região Administrativa de Campinas, onde foram criadas duas Etecs, em 2008, nas cidades de Piracicaba e Vargem Grande do Sul, que também integram o Plano de Expansão para o Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual.

O Estado investiu cerca de R$ 320 mil em mobiliário e equipamento. A prefeitura ficou encarregada da reforma e da adequação do prédio.

Etec de Votorantim

Criada em setembro de 2008, a Etec de Votorantim iniciou suas atividades no segundo semestre do ano passado, com os cursos técnicos de Informática e de Logística, nos períodos da tarde e da noite. A novidade do processo seletivo para o primeiro semestre do 2009 foi a implantação do Ensino Médio, com 80 vagas pela manhã. O curso técnico mais procurado foi o de Logística, à noite: 234 candidatos se inscreveram para concorrer às 40 vagas.

O número de vagas oferecidas no Vestibulinho das dezesseis Etecs da Região Administrativa de Sorocaba para o 1º semestre de 2009 cresceu cerca de 50%, se comparado ao mesmo período de 2007. Há dois anos, eram 3.390 vagas em 15 Etecs. Hoje, o número passou para 5.076. Esse aumento é resultado do Plano de Expansão do governo estadual para os ensinos médio e técnico.

Coube à Prefeitura do município a reforma e a adequação do prédio onde está instalada a Etec. O Estado investiu nos mobiliários e nos equipamentos.