Governador entrega novo prédio da Etec de Itapira

Nesta sexta-feira, 6 de maio, o governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente as novas instalações da  Escola Técnica Estadual (Etec) João Maria Stevanatto, de Itapira. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa; a […]

6 de maio de 2011 1:19 pm Etec

Governador Geraldo Alckmin entregou as novas instalações da Escola Técnica Estadual (Etec) João Maria Stevanatto, de Itapira. / Foto: Gilberto Marques.

Nesta sexta-feira, 6 de maio, o governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente as novas instalações da  Escola Técnica Estadual (Etec) João Maria Stevanatto, de Itapira. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa; a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e o deputado estadual Barros Munhoz; são algumas das autoridades que estiveram presentes no evento.

A Prefeitura de Itapira cedeu o terreno para que o Estado construísse o prédio da Etec, que abriga 12 salas de aula, biblioteca e 4 laboratórios de informática – outros 4 laboratórios da área de química estão previstos para o próximo semestre –, entre outros ambientes. O valor do investimento no imóvel foi de R$ 6,9 milhões. O governo estadual investiu também cerca de R$ 230 mil em mobiliários e equipamentos.

A Etec iniciou as atividades no segundo semestre de 2009, com dois cursos técnicos: Administração e Informática. No semestre seguinte, implantou o Ensino Médio. Agora, a novidade para o segundo semestre de 2011 é a oferta dos cursos técnicos de Química e Segurança do Trabalho, ambos com 40 vagas no período da noite. Atualmente, a Etec está com 572 matriculados, sendo 240 no Ensino Médio e 332 alunos entre os cursos técnicos de Administração e Informática.

O município de Itapira integra a Região Administrativa de Campinas, que conta com 32 Etecs distribuídas em 28 cidades, e com 7 Fatecs, localizadas em Americana, Bragança Paulista, Indaiatuba, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim e Piracicaba.

Com o objetivo de atender no próximo semestre à demanda de cursos técnicos na região, além das 8.356 vagas oferecidas pelas Etecs o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, visando à oferta de 1.241 vagas, divididas entre 15 municípios – Americana, Araras, Campinas, Casa Branca, Cosmópolis, Espírito Santo do Pinhal, Jundiaí, Limeira, Mococa, Nova Odessa, Pirassununga, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré e Vinhedo.