Governador entrega Etec de Perus

O governador Alberto Goldman entregou oficialmente nesta quarta-feira, 16, a Escola Técnica Estadual (Etec) Gildo Marçal Bezerra Brandão, localizada no bairro de Perus, na Capital. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário de Desenvolvimento, […]

16 de junho de 2010 2:17 pm Etec

O governador Alberto Goldman entregou oficialmente nesta quarta-feira, 16, a Escola Técnica Estadual (Etec) Gildo Marçal Bezerra Brandão, localizada no bairro de Perus, na Capital. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário de Desenvolvimento, Luciano Santos Tavares de Almeida, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participaram do evento.

Em fevereiro, 358 jovens iniciaram as aulas na Etec, que oferece Ensino Médio e cinco cursos técnicos: Administração, Automação Industrial, Contabilidade, Eletrônica e Logística. No processo seletivo para o próximo semestre, 956 candidatos se inscreveram para disputar as 280 vagas oferecidas para o Ensino Técnico. Os cursos mais procurados foram o de Logística (4,9 candidatos por vaga), seguido pelo de Contabilidade (4,7 candidatos por vaga), ambos à noite. A prova do Vestibulinho foi no último domingo, 13 de junho. A lista de classificação geral será divulgada no dia 13 de julho.

O investimento do Estado na escola superou os R$ 8 milhões. Foram R$ 690 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 7,4 milhões na construção do prédio em área cedida pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Entre os ambientes da Etec estão 12 salas de aulas, biblioteca e quadra de esportes.

Atualmente, a Capital conta com 36 Etecs. Desse total, 22 unidades — Artes, Arthur Alvim, Cidade Tiradentes, Cepam, Heliópolis, Itaquera, Jaraguá, Jardim Ângela, Dra. Maria Augusta Saraiva, Paraisópolis, Parque Belém, Parque da Juventude, Parque Santo Antonio, Paulistano, Perus, Raposo Tavares, Santo Amaro, São Mateus, Sapopemba, Tiquatira, Uirapuru e Vila Formosa — integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional, umas das prioridades do governo estadual. No próximo semestre, uma nova unidade que será implantada na Capela do Socorro amplia essa relação.

Para atender à demanda por Ensino Técnico na Capital, o Estado promoveu convênio, que iniciou no segundo semestre de 2009, entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo. Graças a essa parceria, foram oferecidas para o segundo semestre desse ano, 1.725 vagas para cursos técnicos em 23 escolas da rede estadual e 1.350 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) só na cidade de São Paulo.

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. “Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica”, ressaltou Goldman.

Estado investiu R$ 7,4 milhões na construção do prédio – em área cedida pela CDHU – e R$ 690 mil em mobiliário e equipamentos