Filtro de Daltonismo

Governador entrega Etec de Cotia

Na tarde dessa terça-feira, 22 de dezembro, o governador José Serra assinou o decreto de criação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Cotia, a 16ª na Região Metropolitana de São Paulo, além das 26 unidades […]

22 de dezembro de 2009 5:41 pm Etec

Na tarde dessa terça-feira, 22 de dezembro, o governador José Serra assinou o decreto de criação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Cotia, a 16ª na Região Metropolitana de São Paulo, além das 26 unidades da Capital. A cerimônia de entrega oficial da Etec contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

“Aqui nessa região, até o ano que vem, nós teremos criado mais sete Escolas Técnicas e mais três Faculdades de Tecnologia. Estamos investindo muito no sistema de formação de Recursos Humanos, Técnico e Tecnológico. Isso é crucial para São Paulo e para o Brasil. Abre oportunidade de emprego para a juventude e paralelamente alavanca o desenvolvimento da economia”, disse o governador.

A escola iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009 como classe descentralizada — uma extensão da Etec de São Roque –, oferecendo 160 vagas para 4 cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Informática e Rede de Computadores. A novidade para o primeiro semestre do próximo ano será a implantação do Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã.

“É um Ensino Médio de qualidade. Na última avaliação do Enem, entre as 50 melhores escolas públicas do Brasil, 38 são Etecs”, ressaltou Alckmin.

Dos 16 municípios da Região Metropolitana que contam com uma Etec, sete integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional – Cajamar, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santana de Parnaíba e Suzano. Outros dois municípios também vão fazer parte dessa relação: em Santa Isabel há uma classe descentralizada, que se tornará Etec, assim como Franscico Morato, que participou do processo seletivo para o primeiro semestre de 2010, vai oferecer os ensinos Médio e Técnico.

Para atender à demanda de cursos técnicos na região no próximo semestre, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, oferecendo 1.135 vagas, divididas entre sete municípios – Carapicuíba, Guarulhos, Jandira, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

O investimento inicial do governo estadual na Etec de Cotia em equipamentos e mobiliário foi de R$ 430 mil. Coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio que possui, entre outros ambientes, 6 salas de aula, 5 laboratórios (3 de informática, 1 de gestão e outro de química), miniauditório, biblioteca, sala de multimeios, estacionamento, piscina e heliponto.

“É uma escola com uma estrutura privilegiada graças ao empenho da prefeitura, que garantiu instalações modernas e totalmente adequadas às necessidades dos cursos”, observou Laura Laganá.