Governador autoriza implantação de Etec em Ubatuba

Para a futura Escola Técnica do Vale do Paraíba, o Estado prevê investir cerca de R$ 25 milhões em obras de construção da sede

6 de junho de 2022 1:04 pm Etec, Fatec, Institucional

Superintendente do CPS entre a prefeita de Ubatuba e a presidente do Fundo Social no anúncio da nova escola l Governo SP

Na manhã desta segunda-feira (6), dentro da iniciativa Governo na Área, o governador Rodrigo Garcia assinou o “autorizo” para a implantação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ubatuba. Também participaram do evento em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, a presidente do Fundo Social, Luciana Garcia, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, entre outras autoridades.

O investimento previsto do governo estadual na construção da sede da unidade é de R$ 25 milhões, em terreno que será doado pelo município. A previsão é que futura Etec ofereça os cursos técnicos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos, Transações Imobiliárias e Turismo.

Ubatuba já conta com a oferta dos Ensinos Técnico e Integrado por meio de três classes descentralizadas, sendo duas em parceria com Secretaria da Educação do Estado – com aulas ministradas nas Escolas Estaduais Capitão Deolindo de Oliveira Santos e Profª Idalina do Amaral Graça – e uma pelo convênio firmado com a prefeitura, para os cursos oferecidos na Escola Municipal Padre José de Anchieta

O CPS administra 11 Etecs no Vale do Paraíba, localizadas nos municípios de Caçapava, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté. Além de 42 classes descentralizas – unidades que oferecem cursos técnicos ou integrados sob a administração de uma Etec.

A região também conta com 7 Fatecs, presentes em Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté.

Inscrições abertas!

Os interessados em estudar a partir do segundo semestre de 2022 em uma Etec ou Fatec já podem fazer as inscrições. O Vestibulinho das Etecs está com inscrições abertas até 13 de junho pelo site vestibulinhoetec.com.br. O valor da taxa é de R$ 39. Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever pelo endereço vestibularfatec.com.br até 28 de junho. A taxa é de R$ 91.

No processo seletivo para segundo semestre, as provas presenciais voltarão a fazer parte do calendário para o ingresso nas unidades do CPS. Nos quatro últimos processos seletivos, os exames foram substituídos pela análise de histórico escolar, em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, a fim de controlar a disseminação da Covid-19.