Governador autoriza implantação da futura Fatec Votorantim

Faculdade tem previsão de iniciar atividades com dois cursos superiores de tecnologia: Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Design de Mídias Digitais

14 de abril de 2022 2:16 pm Etec, Fatec, Institucional

Investimento inicial previsto do Governo do Estado em mobiliário e equipamentos é de cerca de R$ 2,9 milhões l Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (14), dentro da iniciativa Governo na Área, o governador Rodrigo Garcia assinou o “autorizo” para a implantação da futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Votorantim, na Região de Sorocaba. Também estiveram presentes no evento a secretária de Desenvolvimento Econômico, Marina Bragante, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá.

“A Fatec em Votorantim era um sonho, uma demanda antiga e agora conseguimos tirar do papel. Nós temos algumas das melhores Fatecs e Etecs do Estado aqui na cidade de Sorocaba e a cidade de Votorantim demandava também uma Faculdade de Tecnologia”, disse o Governador.

Na parceria para implantação da futura Fatec, cabe à prefeitura alugar e adequar o prédio que abrigará a unidade. O Governo do Estado ficará responsável pela compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. O investimento inicial previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões.

Já o Centro Paula Souza fica responsável pela elaboração do projeto arquitetônico para a adequação do imóvel, pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo e a contratação de professores.

A futura Fatec Votorantim tem previsão de iniciar as atividades com dois cursos superiores de tecnologia: Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Design de Mídias Digitais. Futuramente serão implantados outros três cursos de graduação tecnológica: Construção Civil – Edifícios, Controle de Obras e Redes de Computadores.

O município conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, implantada no segundo semestre de 2008. Com 519 alunos matriculados, a unidade oferece os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática para Internet, Logística e Segurança do Trabalho, além do Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração, em Informática para Internet, em Logística e em Recursos Humanos – Novotec integrado (M-Tec) – e do Ensino Médio com Qualificação Profissional de Administrador de Banco de Dados – Novotec integrado (MQ-Tec).