Fundo Social do Governo e Paula Souza inauguram temporada de cursos da Padaria Artesanal no Bom Retiro

Nesta terça-feira, 5, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participaram da aula inaugural do curso gratuito […]

5 de fevereiro de 2013 12:12 pm Institucional

Alunos formados na primeira turma do curso de Padaria Artesanal. / Analu Andrigueti.

Nesta terça-feira, 5, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participaram da aula inaugural do curso gratuito de Padaria Artesanal em uma carreta instalada no Bom Retiro, na Capital. Cursos gratuitos com duração de 8 horas, concentradas em um dia, serão oferecidos de terça a quinta-feira, das 8 às 17 horas.

“O curso ensina uma forma de gerar renda e, além de receitas, transmite noções de ética e cidadania”, afirmou Lu Alckmin. “É emocionante verificar os resultados dessa capacitação. Nossa experiência demonstra que a qualificação profissional amplia as oportunidades dos alunos e faz com que recuperem o prazer em aprender sempre”, disse Laura Laganá.

A unidade móvel, estacionada na Praça Coronel Fernando Prestes, já foi utilizada como sala de aula e laboratório por 20 alunos que receberam certificados.  “Meus familiares sempre tiveram restaurante, padaria, sorveteria, então cresci nesse ambiente da cozinha”, conta o professor aposentado Sivaldo Torre, de 67 anos. “Passei em frente à carreta, que me chamou a atenção, e fui a última pessoa a conseguir uma vaga. Adorei o curso, porque com ingredientes simples é possível ganhar dinheiro e também se alimentar bem.”

Oito estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Nova Luz atuam como monitores da qualificação profissional de Padaria Artesanal do Fussesp, auxiliando os professores. Os alunos fizeram o curso e passaram por um treinamento específico para atender os que participarem das próximas qualificações.

Com o uso de liquidificador, forno e ingredientes básicos, como farinha, água, ovos, fermento, frutas e vegetais, os inscritos aprenderão a fazer dez tipos de pães – rosca de coco, pão de maçã, de cenoura com goiabada, pão de forma, integral, de beterraba, de batata com requeijão, pão de ervas, recheado com presunto e queijo e de mandioca com azeitona.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 2193-8969 ou pessoalmente na unidade móvel, das 8 às 17 horas. No primeiro dia de curso, é necessário apresentar cópias do RG, CPF e um comprovante de residência. Não é exigida escolaridade mínima. Os interessados precisam ser maiores de 18 anos. O Fussesp oferece material didático, camiseta e alimentação. Ao final, os participantes recebem certificados.

Compartilhe


Veja também