Fórum educacional debate novas competências docentes

Encontro é realizado semestralmente para proporcionar a integração de professores e gestores de diferentes instituições que atuam no Estado; gravação pode ser conferida no Youtube

30 de novembro de 2021 7:47 am Institucional

Gravação do evento está disponível no canal da Unidade do Ensino Médio e Técnico do CPS no Youtube | Foto: Divulgação

Atualizado em 30/11/2021, às 12h15

O Centro Paula Souza (CPS) realizou na manhã desta terça-feira (30) a 27ª edição do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp). O evento online debateu as Novas competências docentes na educação profissional e tecnológica. Promovido semestralmente, o encontro tem como objetivo integrar diferentes instituições de educação profissional que atuam no Estado e discutir medidas para o aprimoramento do ensino. A transmissão foi feita pelo canal da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS no Youtube.

De acordo com a organização do evento, a formação para a docência na educação profissional exige uma atualização constante dos aspectos tecnológicos e metodológicos. A intenção do debate é abordar caminhos para assegurar a construção de conhecimentos e habilidades exigidas nos diferentes ambientes de trabalho.

Na abertura, o coordenador da Cetec, Almério Melquíades de Araújo, destacou os impactos da pandemia nos processos pedagógicos. “Aprendemos bastante a usar as tecnologias como suporte para educação profissional e sabemos que estamos mais preparados para os próximos desafios. Por isso, a importância de trocar experiências e discutir o que vamos agregar diante desta realidade que também afetou os setores produtivos”, ressaltou.

O fórum é composto pelo CPS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP). Também fazem parte o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nivel Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP), o Sindicato dos Tecnólogos de São Paulo (Sintesp) e o Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV).

O encontro virtual apresentou palestras e debates com a participação do pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina, Paulo Wollinger; do especialista na área de Digitalização, Educação e Treinamento Técnico e Vocacional do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional, Rodrigo Filgueira Prates; da coordenadora de Educação do Senac-SP, Ana Luiza Marino Kuller; do supervisor de Educação Profissional do Senai-SP, Luiz Carlos Almeida Filho; do pró-reitor de Ensino do IFSP, Carlos Procópio; e da diretora do Centro de Capacitação do CPS, Lucilia Guerra.

Compartilhe


Veja também