Fórum da Educação Profissional enviará propostas para Diretrizes Curriculares ao Conselho Nacional de Educação

Manutenção da liberdade de organização da grade curricular,  estabelecimento das respectivas naturezas dos cursos, e busca da participação dos professores nas discussões. Essas são algumas das propostas apresentadas durante o Fórum da Educação Profissional do […]

27 de novembro de 2012 10:00 am Fatec

Composição da mesa de abertura do Fórum (esq. – dir), Fernando do Prado (Anet), Ana Kuller (Senac-SP), Luciana Kassab (diretora Fatec São Paulo), José Carlos Mendes Manzano (Senai – SP), Carlos Frajuca (IFSP), Wellington Rezende (Sintec-SP) e Décio Moreira (Sindicato dos Tecnólogos). / Centro Paula Souza.

Manutenção da liberdade de organização da grade curricular,  estabelecimento das respectivas naturezas dos cursos, e busca da participação dos professores nas discussões. Essas são algumas das propostas apresentadas durante o Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp), realizado nesta terça-feira, 27, na Capital, e que tratou das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia. As sugestões serão organizadas em um documento que será entregue ao Conselho Nacional de Educação.

Os debates ocorreram no auditório da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, entre representantes de entidades educacionais e profissionais. Na segunda mesa de discussão, ocorrida à tarde, o coordenador do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza, Angelo Luiz Cortelazzo, informou que “nossa expectativa é de que seja mantida a liberdade de organização curricular dos cursos”.

O coordenador do curso de Tecnologia Eletrônica Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Anchieta, Marcos Antonio Felizola, acentuou que na nova redação das Diretrizes poderia, por exemplo, ser suprimido o termo “característica especial” para o curso superior de tecnologia. O intuito é avançar para o entendimento da equivalência entre os cursos de gradução, que podem ser de Tecnologia, de Bacharelado e de Licenciatura

O aspecto da ampliação dos debates foi destacado pela diretora de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Martha Godinho Netto. “É fundamental incluir os docentes neste processo”, acentuou.

Também participou desta mesa a coordenadora dos cursos de Administração e Tecnologia do Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Mariana Malvezzi. A mediação coube ao auditor educacional do Senai – São Paulo, José Carlos Manzano.

Ensino Superior na pauta
Nesta 11ª edição do Fórum, o ensino superior de tecnologia tornou-se o tema central. As alterações nas diretrizes curriculares vêm sendo tratadas por uma comissão do Conselho Nacional de Educação.

Hoje pela manhã, participaram da primeira mesa de discussões José Carlos Manzano, o diretor de Ensino do Instituto Federal de Santa Catarina, Paulo Roberto Wollinger, e o representante do Sindicato do Tecnólogos do Estado de São Paulo, Décio Moreira.

Na segunda mesa de debate (esq – dir), Marcos Antonio Felizola (Senai Anchieta), Martha Godinho Netto (IFSP), José Carlos Manzano (Senai – SP), Angelo Luiz Cortelazzo (CPS) e Mariana Malvezzi (Senac). / Centro Paula Souza.

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