Novidades, como o MercadoTec e o Espaço Creator, foram a sensação da feira; aumentou o número de projetos inscritos, de apoiadores e de trabalhos desenvolvidos por instituições parceiras
A 16ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza reuniu 30 mil visitantes nos quatro dias de evento | Foto: Roberto Sungi
Em uma edição histórica, a 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) alcançou a expressiva marca de 30 mil visitantes durante os quatro dias de evento, realizado no Distrito 4 do Anhembi, na Capital. Consolidada como um dos maiores encontros de educação voltados à inovação e empreendedorismo jovem do País, a feira registrou uma série de recordes.
Ao todo, 1.549 grupos inscreveram seus trabalhos (o recorde anterior eram 1.100), resultando em 250 projetos selecionados. Desse total, 157 grupos estiveram presencialmente no evento e outros 93 marcaram presença na exposição online. Todos os projetos tiveram como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o compromisso do Centro Paula Souza com a formação de estudantes conscientes e comprometidos com o futuro.
Participação internacional
Em 2024, a Feteps teve 20 projetos de instituições parceiras nacionais e internacionais. Neste ano, o número subiu para 26. Também aumentou o número de países que classificaram projetos e trouxeram estudantes: seis em 2025 contra quatro no ano anterior. A 16ª edição recebeu jovens do México, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador e El Salvador.
Com caravanas vindas de diferentes regiões do Estado, alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) participaram ativamente das atividades, promovendo integração e troca de experiências entre estudantes e educadores.
“A Feteps é o reflexo do que o Centro Paula Souza representa para o Estado de São Paulo: uma rede pública de ensino que estimula a criatividade, a inovação e o empreendedorismo dos nossos estudantes. Cada projeto apresentado durante a feira demonstra o quanto a educação técnica e tecnológica pode transformar realidades e gerar soluções concretas para os desafios do nosso tempo”, destacou o presidente do CPS, Clóvis Dias.
“Esta edição marcou um novo momento da feira, com espaços como o MercadoTec e o Creator, que aproximam ainda mais a formação dos nossos alunos do mundo real, estimulando práticas empreendedoras, a experimentação e a troca de experiências. Isso sem falar que os números deste ano só reforçam a força e a credibilidade da Feteps, que é motivo de orgulho para toda a comunidade do Centro Paula Souza”, afirmou o vice-presidente do CPS, Maycon Geres.
Novidades
Entre as novidades da edição 2025, o destaque foi o Mercado Tec, espaço dedicado à exposição e comercialização de produtos desenvolvidos nas unidades do CPS. O local reuniu dez estandes com itens criados por alunos das Etecs.
Outro ambiente bastante procurado foi o Espaço Creator, que proporcionou aos visitantes a oportunidade de produzir conteúdo, participar de desafios criativos e vivenciar de forma prática o universo da comunicação e da criação digital.
A tradicional Arena de Robótica, que nesta edição teve seu espaço ampliado com a instalação de uma arquibancada, também foi um dos pontos altos do evento, atraindo torcidas animadas em disputas acirradas entre equipes de todo o Estado.
“A 16ª Feteps reafirmou seu papel como a principal vitrine do talento dos nossos estudantes e professores, reunindo projetos que trazem soluções para os desafios e problemas contemporâneos. Saímos desta edição com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que cada projeto apresentado representa um passo importante rumo a um futuro mais criativo, tecnológico e sustentável”, afirmou a coordenadora da feira, Ariane Serafim.
Novos parceiros
Referência nacional em educação, ciência e tecnologia, a Feteps vem fortalecendo seu papel como vitrine da inovação desenvolvida nas Etecs e Fatecs. Nesta edição, o evento também registrou recorde de apoiadores, com 16 instituições parceiras: Fundação FAT, Faculdade Sebrae, Exxer, Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo (CRT-SP), Conselho Regional de Química (CRQ), Casio Educação, AP7 Photo, Allparty, Toeic, Se Liga by Mileto, Mamute, Minipa, Fundação Iochpe, Faculdade Impacta, Fundação Santo André (FSA) e Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Em 2024, haviam sido 13.