Festival de curtas começa hoje na Etec Dra. Ruth Cardoso

Tema desta edição é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos em 2018; vídeos com duração de 5 a 10 minutos concorrem em 9 categorias; premiação ocorrerá no dia 24

17 de junho de 2019 9:07 am Etec

Alunos da Etec de São Vicente em apresentação realizada durante a quarta edição do Festival de Curtas, em 2018 | Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, promove nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18, a quinta edição do Festival de Curta-Metragem, com a participação das turmas do Ensino Médio. O tema deste ano é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos em 2018.

A participação no evento faz parte da disciplina projeto interdisciplinar, coordenada pelo professor de sociologia e filosofia, Adriano Rodrigues, em parceria com outros educadores que colaboram de acordo com suas especialidades. “O festival foi uma iniciativa muito bem acolhida pelos estudantes. Essa geração tem uma forte vocação para o audiovisual e criatividade para manipular a tecnologia. Por isso, a produção de curtas se mostrou uma ferramenta interessante no processo de aprendizado”, afirma Rodrigues.

Os curtas devem ter entre 5 e 10 minutos e concorrerão em 9 categorias: minidocumentário, animação, minuto, meio ambiente, literatura, língua estrangeira, ficção, drama e videoclipe. Além dos vencedores de cada categoria, os alunos concorrem aos prêmios de Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Curta-Metragem do Festival. O júri é formado por representantes da comunidade escolar e, desde o ano passado, a votação para escolha dos melhores curtas é realizada por meio eletrônico.

As turmas que participam do festival são divididas em seis grupos e cada um deles produz um curta. Durante o evento, os alunos fazem apresentações artísticas que incluem musicais, dança e teatro, com a participação de convidados. A premiação será realizada no dia 24 de junho, durante uma cerimônia na Câmara Municipal de São Vicente. Os alunos receberão troféus e certificados pela participação.

Depois do festival, todas as produções ficarão disponíveis na biblioteca da escola para empréstimo. O acervo já conta com cerca de 200 títulos produzidos nas edições anteriores.

5º Festival de Curta Metragem
Local: Etec Dra. Ruth Cardoso