Feira Tecnológica de Etecs e Fatec apresenta projetos em Americana

Evento aberto ao público contou com 75 projetos inovadores de 10 Etecs da Região de Campinas e da Fatec Americana; os melhores de cada categoria foram premiados com medalhas e troféu

29 de novembro de 2018 4:44 pm Etec, Fatec

Laura Laganá destacou importância da integração entre diferentes níveis de ensino durante abertura da Fetec 2018 | Foto: Divulgação

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana e dez Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS), localizadas na Região de Campinas, realizaram nesta quinta-feira, 29, a segunda edição da Feira Tecnológica Regional de Etecs e Fatec (Fetec). Aberto gratuitamente ao público, o evento ocorreu na Feira Industrial de Americana (Fidam).

A mostra exibiu 75 trabalhos inovadores, sendo 65 de Etecs e 10 da Fatec. Participam da iniciativa as Etecs dos municípios de Americana, Araras, Hortolândia, Limeira, Mogi Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba (Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa), Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. A programação também contou com apresentações artísticas.

Na abertura do encontro, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, afirmou que a mostra concretiza a integração entre o Ensino Técnico e o Superior Tecnológico. “A Fatec Americana foi vanguardista com a primeira edição da feira em 2017, tanto que a unidade abraçou o primeiro curso que vai unir três modalidades de ensino — Médio , Técnico e Superior — com parte das aulas dentro da IBM”, disse.

Ideias inovadoras

Entre os trabalhos expostos na Fetec, foi possível conferir aplicativos, drone, games, robô transportador, estufa inteligente, lápis feito de bagaço de cana, canudo biodegradável de casca de batata, entre outras ideias inovadoras.

Selecionados internamente pelas unidades, os trabalhos estão divididos em sete categorias: Indústria, Gestão, Educação e Cidadania, Meio Ambiente, Química, Saúde e Segurança e Tecnologia da Informação. Os projetos das Etecs são avaliados por uma comissão e os melhores de cada categoria ganham medalhas e troféu. Veja os finalistas