Febrace apresenta 20 projetos de estudantes do Centro Paula Souza


19 de março de 2019

Compartilhe!

No ano passado, 7 Escolas Técnicas foram premiadas em 18 categorias; a Etec de Limeira garantiu uma vaga na Intel ISEF| Foto: Divulgação

No ano passado, 7 Escolas Técnicas foram premiadas em 18 categorias; a Etec de Limeira garantiu uma vaga na Intel ISEF| Foto: Divulgação

Começou nesta terça (19) a 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli, da Universidade de São Paulo (USP). Alunos de 17 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam do evento com 20 projetos. Ao todo são 300 trabalhos de estudantes de nível médio de instituições públicas e privadas de todo o Brasil que estarão expostos, divididos por áreas como Engenharia, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

A aluna Letícia Mariângela da Rocha, do curso técnico de Eletrotécnica, da Etec Bento Quirino, de Campinas, é uma das autoras do Rice Energy, projeto que propõe o uso de cascas de arroz como combustível, em exposição na feira. “Estou gostando da estrutura, de ver outros projetos e da troca de conhecimentos que a Febrace nos possibilita.”

Neste ano, a feira está no prédio da Inova USP, na Cidade Universitária, na Capital, de 19 a 21 de março. A premiação ocorre na sexta-feira, dia 22. Além da definição dos primeiros lugares por categorias, a Febrace oferece uma vaga na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 12 a 17 de maio, em Phoenix, nos Estados Unidos.  Os autores dos trabalhos contemplados receberão livros, participação em publicações científicas, credenciamento para feiras, entre outros prêmios .

Em 2018, alunos da Etec Trajano Camargo, de Limeira, viajaram aos EUA para apresentar o projeto Recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais e estudo das aplicações.  Também no ano passado, sete Etecs foram premiadas em 18 categorias.

Além da mostra principal, a USP promove, paralelamente, a 3ª Feira de Invenção e Criatividade (FIC). A Etec Dr. Celso Giglio, de Osasco, participa do evento com um projeto de reciclagem de lixo eletrônico. “Esse uso para os componentes eletrônicos desperta curiosidade por ser desconhecido e é preciso pensar no descarte correto desse material”, afirma o professor Luiz Cezar Pena. No workshop, os visitantes aprendem a usar teclados, mouses e placas para criar brincadeiras como jogo de damas, resta um e palavras cruzadas.

Confira a lista dos projetos selecionados para a mostra de 2019. As unidades aparecem por ordem alfabética de município: 

Unidade Cidade Nome do projeto Autores
Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Cachoeira Paulista Controle automatizado Vide the Way Sabrina Aparecida Lopes e Nicole Rufino de Oliveira; Fabio Henrique Moreira de Jesus (Orientador) e Alan Barbosa de Paiva (Coorientador)
Etec Bento Quirino Campinas Austin (ferramenta que auxilia o desenvolvimento de crianças com autismo) Caroline Guerrero Rodrigues e Andrey Torres de Lima; Marcelo Passaro Fontana (Orientador) e Carolina dos Santos Espindola (Coorientador)
Rice Energy (objetivo é pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre a geração de energia à base de biomassa de casca de arroz) Gabriel Ferreira Mota e Letícia Mariany da Rocha; Regina Morishigue Kawakami (Orientador), Jitsunori Tsuha (Coorientador)
Etec Aprígio Gonzaga Capital LCLE – Localizador Coletor de Lixo Eletrônico Renan da Silva Alves, Vinicius Kenji Rodrigues Sakai e Felipe Godoy de Andrade; Alex Rodrigo Moisés Costa Wanderley (Orientador) e Marcelo dos Santos (Coorientador)
Etec Getúlio Vargas Dracena (cordyline fruticosa (l.) a. chev.): extração de antocianinas para fins didáticos Yasmim Lopes de Sousa; Daniela Machado (Orientador) e Marilia Gabriela Pereira (Coorientador)
Etec Irmã Agostina Síntese de partículas de magnetita para adsorção de corantes e íons de cobalto e cádmio associadas a carvão ativo e poliuretano para descontaminação de efluentes líquidos Lívia Luiza Pinaso, Victor Augusto Marotta Souza Cruz e Luana Balarrone Ferreira Silva; Marcia Freitas da Silva (Orientador)
Etec Raposo Tavares Degradação enzimática de resíduos orgânicos para obtenção de blocos sustentáveis e adubo natural Veronica Maria Souza dos Santos, Amanda Cristine Gomes da Costa e Thauane Almeida dos Santos; Renata Pinho da Silva (Orientador) e Robson Pinho da Silva (Coorientador)
Extração e quantificação da hipericina na erva-de-são-joão (hypericium perforatum) para demonstrar sua potencialidade em um tratamento para depressão de leve a moderada com uso da planta Lucas Braga Soares Rodrigues, Laura Antonieta Silva e Marcela Ladislao Azevedo; Robson Pinho da Silva (Orientador) e Renata Pinho da Silva (Coorientador)
Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior Franca Redução da toxicidade de efluentes de curtumes até as condições de água potável Havilla Layane Matos Cardoso; Joana D’Arc Félix de Sousa (Orientador)
Etec de Hortolândia Hortolândia Bookstech – acervo digital integrado à biblioteca física Vinicius Barbieri de Meneses e Pedro Henrique Rodrigues de Souza; Priscila Batista Martins (Orientador) e Juliana Godoy de Sá (Coorientador)
Etec Cônego José Bento Jacareí Projeto espaço memória Etec Cônego José Bento: organização, preservação e difusão da cultura material do ensino agrícola paulista Ágnes Ferreira Ribeiro, Alice Dos Santos Ferreira e Alana Miranda Nascimento; Júlia Naomi Kanazawa (Orientador) e Edmilson José Tavares Pimentel (Coorientador)
Etec de Mairinque Mairinque Reciclagem de fibras têxteis sintéticas: um caminho para sustentabilidade Allan Mikayo Rodrigues Alves e Karina dos Santos Vieira; Talita Alessandra Camargo (Orientador)
Etec Dr. Celso Giglio Osasco Caracterização das folhas e da farinha elaborada com ora-pro-nóbis para o desenvolvimento de uma pré-mistura para panquecas Luana Cordeiro de Oliveira e Iasmin Cordeiro de Oliveira; Maira Akemi Casagrande Yamato (Orientador) e Jorge Luis Costa (Coorientador)
Etec Ten. Aviador Gustavo Klug Pirassununga SGC – Sistema de gerenciamento de canis Johanna Mettler, Vanessa Irineu dos Anjos e Nívia Barboza Ribeiro; Joseli Marise Benine (Orientador) e Wellington Renato Mancim (Coorientador)
Etec Prof. Armando Bayeux da Silva Rio Claro Doença de Parkinson e movimento dos membros superiores na alimentação Livia Domingos de Moraes Pimentel Pôrto e Maria Eduarda Gemignani Maluta; Lilian Teresa Bucken Gobbi (Orientador) e Paulo Cezar Rocha dos Santos (Coorientador)
Etec Prof. Dr. José Dagnoni Santa Barbara D’Oeste Adesivo transdérmico para cicatrização em feridas de diabéticos mellitus (dm) a partir de resíduos vegetais com carotenoides e óleos essenciais Arielly Samara Perez e Lillian Galvani Dias; Vivian Marina Barbosa Ramires (Orientador)
Etec Júlio de Mesquita Santo André Estudo da pinha de pinus elliottii como fertilizante natural Isabela Possar Gomes, Giovana Sisnandes dos Santos e Raquel Monteiro da Silva; Edna Aparecida Faria de Almeida (Orientador) e Magali Canhamero (Coorientador)
Etec Lauro Gomes São Bernardo do Campo Adsorção de cromo por meio de nanopartículas superparamagneticas Isabela Lyra Martines, Natália Rosa Andrade Lopes e Maria Victória Oliveira Pinheiro; Ana Paula Ruas de Souza (Orientador)
Etec de Suzano Suzano Combate ao mal do século Kalliny Araujo Silva; Natalia Castanha (Orientador) e Rosemeire da Silva (Coorientador)
Inovação na produção sustentável de poliuretano Mariano Gonçalves Bastos, Thiago Alexandre Costa Maia e Lucas Estevão Pacucone; Cesar Tatari (Orientador)

17ª Febrace

Local: Inova USP
Avenida Professor Lucio Martins Rodrigues, 370 – Cidade Univesitária

Data: 19 a 21 de março

Horário: das 14 às 19 horas

Entrada gratuita

 

Nota atualizada às 17h01

Veja Também