Fatecs terão novo currículo de Sistemas para Internet em 2013

A partir do primeiro semestre de 2013, os alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) terão um novo currículo no curso de Sistemas para Internet. Um dos diferenciais da proposta ao que é ministrado […]

5 de novembro de 2012 5:00 pm Fatec

A partir do primeiro semestre de 2013, os alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) terão um novo currículo no curso de Sistemas para Internet. Um dos diferenciais da proposta ao que é ministrado atualmente é o foco na acessibilidade, tanto para a navegação quanto para o uso por pessoas com deficiência. Especialistas do setor aprovaram a proposta.

O projeto pedagógico trabalhará com a amplitude do conceito de acessibilidade. Por isto, está valorizando a construção de mecanismos que auxiliem a navegação na internet e, também, buscando formas de facilitar o acesso às pessoas com algum tipo de deficiência.

“Isto está dentro do espírito da usabilidade, é a inclusão da pessoa”, afirma a analista de projetos do consórcio internacional W3C Brasil, Caroline Burle, que desenvolve padrões para rede mundial de computadores. A avaliação é compartilhada pelo assessor técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR) Carlinhos Cecconi: “Essa proposta é  inédita e  contribuirá para a formação tecnológica daqueles que vão consolidar o desenvolvimento de aplicativos”. O Comitê, criado em 1995, por meio de portaria interministerial, é composto por membros do governo, terceiro setor, empresas e comunidade acadêmica. Sua função é coordenar e integrar as iniciativas de serviços de internet no País.


Implementação em seis Faculdades

A proposta inovadora será aplicada nas Fatecs que possuem o curso de Sistemas para Internet — Carapicuíba, Jahu, Jales, Santos, Taquaritinga — e na recém criada São Roque.

A coordenadora de projetos de cursos de Tecnologia da Informação na Coordenadoria de Ensino Superior e de Graduação (Cesu) do Paula Souza, Vera Lúcia Silva Camargo, destaca a adequação do futuro currículo com a realidade do mercado. “Também implementaremos mudanças no padrão HTML 5 e valorizaremos o conceito de usabilidade, que busca a melhoria do uso da Internet”, afirma.

Compartilhe


Veja também