Fatecs Botucatu e Pompeia são parceiras no Hackathon Unesp

Evento será realizado no campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu, entre quinta-feira (18) e sábado (20), com temas de interesse do setor agroflorestal

17 de abril de 2024 9:16 am Eventos, Fatec, Parcerias, Projetos

Equipe da Fatec Pompeia é uma das dez inscritas que buscam soluções inovadoras para a sustentabilidade no campo | Foto: Divulgação

Entre quinta-feira (18) e sábado (20), as mentes inovadoras do setor agroflorestal se reúnem na Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. O campus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) recebe a quarta edição do hackaton, maratona de inovação e empreendedorismo, em busca de soluções para um tema central: Como otimizar custos e tornar ambientalmente mais sustentável a produção agroflorestal.

“O eixo educacional é o principal aqui na região e o tema foi escolhido por pesquisadores e especialistas do mercado por ser a pergunta do momento no agro”, explica a coordenadora do evento, Silvia Angélica Domingues de Carvalho.

As equipes de até oito pessoas inscreveram trabalhos em duas trilhas. A primeira, Expedição IoT – Soluções tecnológicas de eficiência e precisão no plantio agroflorestal abre espaço para discussões sobre mecanização da silvicultura, automações, inovação, conectividade no campo, coleta e análise de dados.

A segunda, Soluções sustentáveis para conciliar a otimização de custos e a manutenção da biodiversidade em sistemas integrados da produção agroflorestal, traz temas como utilização de produtos biotecnológicos, tecnologias de pegada de carbono, ESG (sigla em inglês para governança social e ambiental), automatização no monitoramento de pragas e doenças, integração lavoura – pecuária -floresta.

Foram inscritas dez equipes dos principais centros educacionais do País, incluindo a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia. Cada time irá desenvolver uma proposta de inovação, que será avaliada por uma banca formada por educadores, pesquisadores e pessoas influentes no mercado. As três melhores propostas recebem prêmios em dinheiro e apoio para seguir com as pesquisas. 

“Inscrevemos o trabalho sobre a otimização de logística de entrega de mudas de eucalipto a empresa Bracell. Consideramos a eficiência no processo de expedição de modo a dar visibilidade às informações para uma melhor tomada de decisão”, explica o professor Hannes Fischer, da Fatec Shunji Nishimura, de Pompeia.

A professora Letícia Negrisoli, da Fatec Botucatu, será uma das mentoras do pitch do evento, nesta sexta-feira (19).

Serviço:
Hackathon Unesp
Local: Unesp, Faculdade de Ciências Agronômicas
Endereço: Av. Universitária, nº 3780 – Altos do Paraíso, Botucatu (SP)
Datas: Quinta-feira (18), das 8 às 20 horas; sexta-feira (19), das 8 às 20 horas; sábado (20), das 8 às 13 horas
Informações e inscrições como ouvinte pelo site: https://www.hackathonunesp.com/

Compartilhe


Veja também