Fatecnólogos representam CPS no Circuito Nacional de Baja

Formada por estudantes da Fatec São Paulo, equipe é uma das mais tradicionais do torneio de automobilismo off-road, com participações desde a primeira edição

4 de março de 2024 8:29 am Projetos

Próxima edição do evento será disputada, entre os dias 20 e 24 de março, na Fatec São José dos Campos | Foto: Fatecnólogos

Entre as equipes mais tradicionais do Circuito Nacional de Baja SAE, o grupo Fatecnólogos, formado por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, da Capital, irá disputar a edição 2024 da competição de automobilismo off-road para estudantes, programada para ocorrer entre os dias 20 e 24 e março, na Fatec São José dos Campos. Desde 1995, os Fatecnólogos marcam presença na competição.

“A equipe é mantida pelos alunos, que projetam, constroem e dirigem os próprios veículos, além de divulgar as competições e recrutar novos membros. Com as redes sociais, conseguimos alcançar mais pessoas e trocar informações com universidades de outros lugares do mundo”, conta o capitão da equipe Fatecnólogos, Jonnathan Silva.

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em 1976. Em 1991, começaram as atividades no Brasil. Quatro anos depois, foi realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, no bairro Ibirapuera, na Capital. Em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, até 2003, quando passou a ser realizada em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

Desde 2016, a Fatec São José dos Campos sedia a primeira etapa anual do circuito nacional. Com entrada gratuita, os organizadores solicitam somente a doação de um quilo de alimento por equipe.  

“Recebemos competidores do Brasil inteiro, o que fomenta o networking entre os alunos e aumenta a visibilidade do município. Temos prazer em incentivar os novos engenheiros, além de distribuir cerca de 4 mil quilos de alimentos para a comunidade carente”, diz a coordenadora da Fatec São José dos Campos, Luciana Aquino.

Como funciona

Cada universidade tem direito a competir com até dois carros, e cada equipe pode ter, no máximo, 20 pessoas inscritas, mesmo que existam outros integrantes envolvidos no projeto durante o ano. O Projeto Baja deve ser desenvolvido por alunos de cursos nas áreas de Engenharia e Física, para aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula. Mas no time também há espaço para marketing, divulgação, planejamento e logística, o que abre espaço para estudantes de outros cursos.

“Estamos com processo seletivo aberto para quem quiser participar. Cada equipe projeta, constrói e desenvolve um protótipo no estilo off-road, seguindo o regulamento da SAE, que é bem específico”, conta Jonnathan Silva, capitão dos Fatecnólogos.

O trabalho em torno do carro ocupa o ano inteiro, mas a competição propriamente dita tem duração de três a quatro dias. São avaliados desde a apresentação do projeto até o desempenho do veículo, passando por provas de segurança, estáticas e práticas.

“Durante a corrida, enfrentamos uma prova de resistência de quatro horas, com obstáculos que o carro precisa superar. Todos os desafios e as tarefas vão somando pontos.”, diz.

As três equipes com as melhores posições no ranking nacional classificam-se para disputar a edição mundial, nos Estados Unidos. Com o segundo lugar no Circuito Nacional, os Fatecnólogos disputaram a etapa mundial, em 1995.

Serviço
29ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional
Data: 20 a 24 de março
Local: Fatec São José dos Campos
Endereço: Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n – Eugênio de Melo – São José dos Campos – SP

Compartilhe


Veja também