Fatecanas são selecionadas para intercâmbio na Espanha

Alunas estudam nas unidades de São José do Rio Preto e Taubaté; ‘Top España’ oferece curso de idioma com duração de três semanas na Universidad de Salamanca

27 de fevereiro de 2023 10:25 am Fatec, Internacional

Programa dá aos participantes a oportunidade de conhecer a cultura espanhola em cerca de 20 dias de viagem I Foto: Divulgação

Duas alunas das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS) estão entre os selecionados pelo Programa Top España, do Santander Universidades, para realização de intercâmbio de três semanas na Universidad de Salamanca, na Espanha. A viagem será realizada no mês de julho e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de fazer um curso de espanhol, enquanto conhecem a cultura local.

Cada bolsa oferecida pelo Santander prevê o custeio de:

• Valor integral do curso, com material de apoio e certificado;
  • Voos de ida e volta de São Paulo para Madri;
  • Traslados para Salamanca;
  • Hospedagem;
  • Seguro-viagem;
  • Alimentação;
  • Passeios culturais.

Do interior de SP para Salamanca

A aluna do terceiro semestre do curso superior de tecnologia em Informática para Negócios da Fatec São José do Rio Preto, Fernanda Silva de Souza, está ansiosa para realizar o sonho de participar, pela primeira vez, de um programa de intercâmbio. “Ao receber a notícia, senti uma sensação maravilhosa. É um misto de alegria e gratidão.”

Ela espera aproveitar ao máximo a oportunidade de vivenciar uma nova cultura, além de aprimorar as habilidades de comunicação escrita e oral do idioma. Cursar espanhol na faculdade é pré-requisito para ser selecionado para o Top España. “O intercâmbio vai permitir que eu amplie o networking com pessoas de outros países. Será um diferencial na minha vida e trará muitos benefícios para o meu currículo acadêmico.”

Fernanda acredita que o programa transforme todos os participantes em alunos e profissionais mais qualificados. “Depois dessa vivência internacional, vou conseguir compartilhar os conhecimentos com amigos e profissionais e espero contribuir para o aprendizado de todos.”

Já Keila Raquel Pereira de Santana, aluna do terceiro semestre do curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatec Taubaté, está muito feliz de ter sido escolhida para o intercâmbio. “Alegria define esse turbilhão de emoções e, depois que recebi a ligação da equipe do CPS, fui conferir o meu nome na lista de selecionados.”

Está será a primeira viagem de avião da estudante e ela espera que a experiência contribua para seu crescimento pessoal, profissional e cultural. “Como meu curso é na área de recursos humanos, acredito que vai ser enriquecedor estar em contato com pessoas de outras culturas.”