Fatec treina agentes da Defesa Civil para atuação em desastres naturais

Unidade de São José dos Campos oferece o curso de extensão em Logística aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais e já formou mais de 600 profissionais em 11 edições

28 de fevereiro de 2023 10:21 am Fatec, Institucional

Alunos ficam aptos, principalmente, a gerir questões logísticas, como recepção, triagem e distribuição de doações | Foto: Divulgação

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Prof. Jessen Vidal, de São José dos Campos, capacitou mais de 600 profissionais para atuação em desastres com novas ferramentas por meio do Curso de Extensão em Logística aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais. Eles são habilitados a atuar em calamidades com novas ferramentas, que ajudam na tomada de decisões que podem salvar vidas, com foco em todos os tipos de tragédias: naturais, tecnológicas e antropogênicas, como a que aconteceu em Brumadinho, no ano de 2019.

“A ideia da oferta desse curso surgiu de uma percepção do Irineu de Brito Júnior, pesquisador do Ceped-SP/USP (Centro de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres), hoje professor da Unesp de São José dos Campos, que na época atuava na Fatec. Ele percebeu que poderíamos agregar valor aos trabalhos dos profissionais que atuam em eventos de desastre, dando a eles conceitos e técnicas que contribuiriam com a performance das operações”, conta Vera Lúcia Monteiro, uma das coordenadoras do curso e professora da Fatec.

O público-alvo do curso são os agentes de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cruz Vermelha, Organizações Não Governamentais (ONGs) e estudantes que se interessam pelo tema.

Os profissionais ficam aptos, principalmente, a gerir as questões logísticas, em especial, a recepção, triagem e distribuição de donativos. Além disso, o curso complementa o conhecimento prático dos agentes que atuam no atendimento aos desastres com teorias, pesquisas recentes e técnicas utilizadas em outras partes do mundo, com a finalidade de contribuir no momento da tomada de decisão.

Vera explica que, até o momento, foram realizadas 11 edições, com interrupção apenas em 2021, devido à pandemia de Covid-19. A última turma foi aberta em julho do ano passado. “A próxima edição ainda não tem data prevista devida a alta demanda, como o desastre em São Sebastião, e os agentes estão atuando com força de trabalho extra, além de outros deslizamentos na região ocasionados pelo intenso período de chuvas, muito comum nesta época do ano.”

O curso é de 20 horas, com duração de dois dias inteiros de aulas presenciais, compostas por tópicos como: conceitos de logística; logística humanitária X empresarial; definição de desastres e tipologia; gestão de estoques; legislação pertinente; gestão do conhecimento, entre outros. Também há exercícios práticos de gestão e triagem de doações e jogos simulando as decisões típicas e necessárias em situação de atendimento aos desastres.

“A Fatec São José dos Campos sempre foi um centro de pesquisas na área humanitária, produzindo soluções para a Defesa Civil, Bombeiros e outros órgãos. Há dois anos, foi firmado um convênio com a Casa Militar e instituído um Centro de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres (Ceped-SP/Ceeteps), com sede na Fatec São José dos Campos, do qual sou coordenadora. Esse envolvimento da Fatec com projetos de cunho social demonstra o potencial que a academia tem de contribuir também no quesito mais importante da questão humanitária: ajudar a salvar vidas”, orgulha-se Vera Lúcia.