Após sistema de computadores ter sido hackeado, centenária escola de artes buscou apoio na unidade; estudantes farão novo sistema com manutenção e segurança garantidas
Roseli, Luciano e Domênico: trabalho conjunto para refazer sistema hackeado com turma da área de informática | Foto: Divulgação
O professor Domênico Carnevale, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga, chegou um dia à unidade com um pedido para o colega Luciano de Jesus Guesso Rodrigues de Barros: refazer o sistema de computadores da Escola Técnica de Arte Municipal (Etam) Santa Cecília. Luciano acatou a solicitação.
Com um século de história, referência em música e dança, a Etam Santa Cecília voltará a contar com a Fatec para fazer a manutenção de seus computadores. Nos últimos anos, o responsável pela informática da escola era um jovem formado pela unidade do Centro Paula Souza (CPS), que recentemente foi trabalhar no exterior.
Passado algum tempo, a Etam se viu sem manutenção, tornou-se alvo de hackers, teve seus computadores invadidos e o conteúdo perdido. A diretora Roseli Janunzzi Salles falou com Domênico, que levou a questão a Luciano, coordenador do curso de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). “A graduação oferece a disciplina projeto integrador (PI), e a próxima turma terá a oportunidade de desenvolver a proposta, além de fazer a manutenção e a segurança”, conta o professor.
O envolvimento da unidade com ações desse tipo não é inédito. O Lar São Vicente de Paulo, outra instituição antiga local, já contou com o auxílio da Fatec para desenvolver o seu projeto de informática. Posteriormente, os alunos da Fatec lideraram uma campanha para arrrecadação de donativos.