Fatec Sorocaba promove evento sobre indústria automotiva 4.0


5 de junho de 2019

Compartilhe!

Operários trabalham na construção de um carro esportivo

Tendências e novas tecnologias para a indústria de automóveis serão tema de palestras| Foto: Micheal Mroczek/Unsplash

Acontece nesta quarta-feira (5), no Parque Tecnológico de Sorocaba, o evento O Automóvel e a Indústria Automobilística 4.0. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Tecnológica em Indústria 4.0 (Neptind 4.0) e pelo curso superior tecnológico de Eletrônica Automotiva da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sorocaba, a iniciativa conta com a presença de estudantes da faculdade e também das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da região. A entrada é gratuita.

Os participantes poderão assistir a palestras com profissionais do ramo e visitar exposições. Será possível ver como funciona um automóvel elétrico, um modelo híbrido e fazer simulações em realidade aumentada. Entre as atrações, está uma palestra com o engenheiro de produto da Mercedes Benz do Brasil, Jonathan Peter Marxen, falando sobre O caminhão do futuro: condução autônoma na Mercedes Benz.

Serão temas de workshops O impacto da digitalização no setor de autopeças; Colaboração Homem – Máquina : como esta relação fortalece nossas indústrias; Chegou a hora da mobilidade elétrica e da energia limpa no Brasil; Como a manufatura aditiva poderá influenciar a indústria automobilística, Soluções em medição dimensional para Indústria 4.0 e Indústria 4.0: Desafios e Oportunidades.

“Nosso objetivo é mudar a percepção dos alunos sobre as inovações que estão chegando”, diz o coordenador do Neptind 4.0, Nelson Rampim. “No Brasil, é na indústria automobilística que a tecnologia 4.0 está efetivamente.”

Serviço
O Automóvel e a Indústria Automobilística 4.0
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba
Av. Itavuvu, 11777 – Jardim Santa Cecilia
Dia: 5 de junho
Horário: das 8h30 às 12h30
Entrada gratuita