Fatec SJC abre inscrições para capacitação em operações humanitárias

Em sua 12ª edição, curso gratuito de extensão em Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais é voltado a agentes da Defesa Civil e outros profissionais

3 de julho de 2023 11:47 am Fatec

Treinamento apresenta pesquisas, conceitos e técnicas para aprimorar performance de operações humanitárias | Foto: Divulgação

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos está com inscrições abertas para a 12ª edição do curso gratuito de extensão em Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais. Ao todo, estão disponíveis 50 vagas para profissionais, voluntários e estudantes que atuam na prevenção e no socorro às vítimas de desastres. Os interessados devem inscrever-se até 16 de julho pela internet.

Coordenado pelos professores Vera Lúcia Monteiro, da Fatec São José dos Campos, e Irineu de Brito Jr., da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), o treinamento tem como público-alvo profissionais que lidam diretamente com o tema, como equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Mais de 600 pessoas de diversas localidades do País já participaram das outras edições do curso e tiveram contato com pesquisas, conceitos e técnicas para aprimorar a performance das operações”, afirma Vera Lúcia.

Logística humanitária

As aulas serão ministradas presencialmente nos dias 25 e 26 de julho (terça e quarta-feira), das 9 às 18 horas. Com o intuito de fornecer subsídios para auxiliar nas tomadas de decisão durante as fases de preparação, resposta e recuperação de desastres, o curso aborda assuntos como gestão de doações e suprimentos humanitários, bem como formas de triagem para melhor atendimento a desabrigados e ações para redução de erros.

Entre os tópicos estão conceitos de logística, logística humanitária X empresarial, definição de desastres e tipologia, gestão de estoques, legislação, gestão do conhecimento, entre outros. Também há exercícios práticos de gestão, triagem de doações e jogos simulando decisões típicas e necessárias no atendimento a desastres.

O curso é oferecido em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Unesp e a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo (Ceped-SP). “O envolvimento da Fatec com projetos sociais demonstra como as instituições de ensino podem contribuir com o quesito mais importante da questão humanitária: ajudar a salvar vidas”, ressalta a professora.