Filtro de Daltonismo

Fatec Sebrae oferece jogos de tabuleiro para download

Jogos podem ser alternativa para dias de confinamento e para afastar crianças e jovens das telas; portfólio tem opções sobre temas como cinema, literatura fantástica, educação financeira e Vestibular

12 de maio de 2020 9:36 am Fatec

Jogos de tabuleiro fazem parte da memória afetiva das pessoas e o mercado desses produtos está em expansão| Foto: Divulgação

O jogo de tabuleiro é uma opção de entretenimento barata e educativa e costuma agradar públicos diversos. Nesses tempos de confinamento, pode ser uma alternativa para que crianças e jovens passem menos tempo em frente às telas de computadores, smartphones e TVs. Para quem já é fã ou quer experimentar, uma dica é baixar gratuitamente jogos desenvolvidos por estudantes do curso superior tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da Capital.

O portfólio é variado, com temas como cinema, literatura fantástica, educação financeira e preparo para o Vestibular. O professor Clayton Cunha é o responsável pelo projeto de desenvolvimento e produção dos jogos. A cada semestre, os alunos produzem cerca de 24 kits que incluem o tabuleiro, peões, dados, cartas e o manual de instruções. Após a produção, os trabalhos são avaliados pela equipe pedagógica, que seleciona dois para ficarem no portal da faculdade. Atualmente, seis jogos estão disponíveis para download: Empreendedor, Extras, Cruz Mania, Cash Three, Lexia e Vestibular.

Segundo Cunha, os estudantes são orientados a identificar o público-alvo e pesquisar aspectos psicológicos e sociais das pessoas a quem o produto se destina. “O jogo de tabuleiro trabalha a socialização e o estímulo cognitivo. Para criá-lo, o desenvolvedor deve estudar o perfil do jogador e assim desvendar como ele pensa, aprende e interage”, explica.

A construção de jogos é oferecida na disciplina projeto integrador I, no primeiro semestre do curso, como desafio para tirar os estudantes de sua zona de conforto e promover a integração entre eles. Segundo o educador, o jogo de tabuleiro faz parte da memória afetiva das pessoas e é um produto que tem um mercado consumidor em expansão. “Além de ser uma ferramenta que cria um vínculo forte entre o aluno e o curso, que vai ajudá-lo ao longo da sua carreira acadêmica”, ressalta.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), as vendas dos jogos de tabuleiro movimentaram cerca de R$ 225 milhões em 2019. Já a indústria de jogos lança cerca de 5 mil títulos por ano no mundo e estima crescimento no valor de U$ 21,5 bilhões até 2025. Os dados do mercado internacional são da empresa de pesquisas Grand View Research.

Case

Alguns cases se destacam e orgulham a Fatec Sebrae. O jogo Os Caminhos do Empreendedorismo, por exemplo, participou da Campus Party de 2018 como um dos destaques da Campus Future – exposição que reúne trabalhos de estudantes dos Ensinos Técnico e Universitário. Outros projetos evoluíram, passando pela fase de desenvolvimento de planos de negócios e estão sendo submetidos ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para serem patenteados.