Fatec São Paulo sedia Simpósio de Computação Aplicada à Saúde

Considerado um dos eventos mais importantes do País na área de computação, a 23ª edição do simpósio tem como proposta reforçar inserção do CPS na pesquisa aplicada

26 de junho de 2023 12:10 pm Eventos, Fatec

Durante o simpósio será possível participar de minicursos, palestras, painéis e mesas-redondas | Foto: DCStudio/ Freepik

Entre os dias 27 e 30, a Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) São Paulo, será a sede da 23ª edição do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), considerado um dos principais fóruns de divulgação cientifica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde.

Organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SBCAS tem como principal objetivo desenvolver atividades voltadas a diversos temas como: Internet das Coisas e Inteligência Artificial, ambas aplicadas à saúde, processamento de sinais e imagens médicas, diagnósticos auxiliados por computador, entre outros.

Estarão presentes na cerimônia de abertura o diretor de Secretarias da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professor da Fatec SP, Marcelo Duduchi, o coordenador da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde da SBC e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Bahia, Paulo E. Ambrósio, o diretor da Fatec São Paulo, Josué Gois, a coordenadora da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep) do Centro Paula Souza, Helena Peterossi, e o chefe de Departamento de TI da Fatec SP, Antônio Carlos Grecco.

Após o ato, o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) dará uma palestra sobre “Reconhecimento de padrão em imagens médicas: cinquenta anos de aplicações clínicas para auxílio ao diagnóstico, prognóstico e tratamento”. Durante o evento também será possível assistir palestras internacionais dos professores Eneida Mendonça e Umberto Tachinardi da Universidade de Cincinnati (EUA).

Para Marcia Ito, professora do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec São Paulo e coordenadora do evento, sediar o Simpósio é uma excelente forma de aumentar a inserção do Centro Paula Souza (CPS) na área de pesquisa aplicada. “Reforçaremos a participação da instituição e da Fatec SP na área de computação aplicada principalmente na área da saúde que está em bastante evidência e destaque”.

Além de Marcia, a equipe do Departamento de Automação de Escritórios e Secretariado e Turismo (DAESTUR) da Fatec está organizando a parte da recepção do evento e criou um roteiro gratuito para mostrar a cultura da região. O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Fatec e a Upep também colaboram com a programação.

Durante o simpósio será possível participar de minicursos, palestras, painéis, mesas-redondas entre outras atividades. Entre o público-alvo estão estudantes dos Ensinos Médio, da Graduação, Pós-graduação, Pós-doutorado, além de professores da educação básica e profissionais da área.

Iniciação Cientifica

No dia 29 de junho, o ex-aluno da Fatec São Paulo, Daniel Oliveira Vasconcelos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participará do Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) do Simpósio. A atividade tem como proposta divulgar pesquisas em temas relacionados à aplicação de Computação na área da saúde. Daniel abordará uma avaliação de aplicativos de Saúde Mental.

“A Fatec me forneceu grande parte da base e da experiência que tenho para que pudesse participar do desenvolvimento deste trabalho. Espero poder demonstrar da melhor forma possível o que desenvolvi e que outros participantes do SBCAS possam aprovar para conhecer o projeto. Acredito que essa será uma grande experiência pessoal e acadêmica”, finaliza.

Serviço:
23º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Data: de 27 a 30 de junho
Horário: a partir das 9 horas
Local: Fatec São Paulo – Auditório Wladimir Anversa
Av. Tiradentes, 615 – Bom Retiro – Capital – Próximo ao Metrô Tiradentes – Linha Azul
Informações: http://www.midiacom.uff.br/sbcas2023/