Fatec São Paulo sedia Fórum da Educação Profissional

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo,  localizada no bairro do Bom Retiro ,na Capital, sediou nesta terça-feira, 11, o Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo, que teve como tema A […]

11 de junho de 2013 2:02 pm Institucional

Durante o evento, Alessandra Costa apresentou tecnologias assistivas desenvolvidas em Etecs e Fatecs. / Foto – Divulgação.

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo,  localizada no bairro do Bom Retiro ,na Capital, sediou nesta terça-feira, 11, o Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo, que teve como tema A Educação Profissional e a inclusão de pessoas com deficiência. César Silva, vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza fez a abertura do evento.

O Fórum contou com representantes do Paula Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Senac e Senai, que falaram sobre as iniciativas dessas instituições para inclusão de pessoas com deficiência.

Os especialistas Marta Gil e Romeu Sassaki, autores dos livros “Caminhos da Inclusão” e “Inclusão: construindo uma sociedade para todos”, respectivamente, também falaram sobre a inserção na escola e no mercado de trabalho.

Alessandra Costa, coordenadora de projetos de inclusão da pessoa com deficiência do Centro Paula Souza, apresentou as tecnologias assistivas que são desenvolvidas e utilizadas em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. “O Fórum foi muito completo e produtivo. Foi possível trocar experiências e ver as ações de várias instituições e a evolução que já estamos alcançando nessa área”, afirma Alessandra.

Deficiente visual, ex-aluno e docente da Etec de São Sebastião , Alecsandro dos Santos, contou o que vivenciou sendo o primeiro aluno deficiente a estudar na Etec. “Os professores se adequaram às minhas necessidades e fomos construindo juntos o aprendizado”. Atualmente, Alecssandro é professor de um curso de Informática adaptada a deficientes visuais para a comunidade. “Com certeza estou conseguindo ensinar e aprender com os dez alunos.”

Compartilhe


Veja também