Filtro de Daltonismo

Fatec São José dos Campos realiza Reunião Latino-Americana do CDIO

Encontro reunirá educadores, estudantes e líderes da indústria para debater práticas de ensino nas quais IA apoia criatividade, julgamento crítico e trabalho colaborativo

1 de dezembro de 2025 9:08 am Eventos, Inovação, Institucional, Internacional, Tecnologia

Os debates terão como norte o framework CDIO, estrutura educacional para o ensino de engenharia l Foto: Freepik

Com o tema “Inteligência artificial centrada no humano: ética, habilidades e práticas de CDIO”, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos realiza nesta quarta e quinta-feira (3 e 4) a Reunião Latino-Americana do CDIO 2025. O encontro reunirá educadores, estudantes e líderes da indústria de diversos países. Para participar das atividades presencialmente ou online, é necessário se inscrever pelo site do evento.

Por meio de palestras, sessões interativas e painéis temáticos, a reunião destacará abordagens práticas de ensino e aprendizagem nas quais a IA apoia a criatividade, o julgamento crítico e o trabalho colaborativo. Entre os assuntos em pauta estão: IA responsável e confiável; competências para o futuro, integrando dados, sistemas e habilidades humanas; tomada de decisão ética; e desafios do ensino de engenharia em contextos cada vez mais impulsionados por tecnologias emergentes.

Os debates terão como norte o framework CDIO, estrutura educacional para o ensino de engenharia, baseada em quatro fases: conceber (conceive), projetar (design), implementar (implement) e operar (operate). 

“A Reunião CDIO 2025 reforça o papel da Fatec São José dos Campos e do Centro Paula Souza (CPS) como protagonistas na formação tecnológica orientada à inovação, à ética e à sustentabilidade, em sintonia com os desafios globais da engenharia e da transformação digital”, ressalta o diretor da Fatec, Luiz Antonio Tozi.

O evento ocorre no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, com transmissão em tempo real pelo canal da Fatec no Youtube.

Serviço

Reunião Latino-Americana do CDIO 2025
Local:
Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos
Endereço: Estrada Dr. Altino Bondesan, 500
Data: 3 e 4 de dezembro
Horário: das 9h30 às 17h30
Inscrições: até 4 de dezembro, pelo site do evento

Compartilhe


Veja também