Fatec São Bernardo disputa final de desafio da Mitsubishi Electric

Sistema automatizado de reciclagem de óleo de cozinha desenvolvido por alunos é finalista da competição Meca Brasil 2023, realizada pela primeira vez no País

7 de novembro de 2023 10:39 am Fatec

A partir da esquerda, Vítor Hayashi, Vitor Oliveira, o orientador Marcelo Griese, e Gabriel Cassettari l Foto: Divulgação

Um projeto de alunos do curso superior de tecnologia em Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo, localizada na região do Grande ABC, está na final da primeira Competição Educacional Meca Brasil 2023, que será realizada pela Mitsubishi Electric nesta terça e quarta-feira (7 e 8), na Capital. O concurso já conta com edições em países como China, Índia e Tailândia.

Com o tema Soluções inovadoras para automação industrial no Brasil, o desafio tem o objetivo de estimular a criatividade e a aplicação prática de estudantes, por meio de projetos inovadores com utilização de produtos e soluções da multinacional de origem japonesa.

No primeiro semestre deste ano, mais de 150 instituições educacionais foram convidadas a participar da primeira etapa da competição, que consistia em apresentar as inovações no formato de projetos.

Depois da etapa de avaliação, foram selecionadas 15 equipes finalistas (10 de Ensino Superior e cinco do Técnico) para cada uma desenvolver seu protótipo. Para tanto, os estudantes receberam conjuntos de produtos da Mitsubishi Electric e sessões de atendimento técnico remotas.

Finalista

Desenvolvido pelos estudantes Gabriel Cassettari, Vítor Hayashi e Vitor Oliveira, o Sistema automatizado para a reciclagem de óleo de cozinha está entre os 15 projetos finalistas. Trata-se de um mecanismo para transformar os resíduos de fritura em sabão. Os três são os únicos representantes de unidades do Centro Paula Souza (CPS) na Meca Brasil 2023.

“Competições como esta são importantíssimas para o desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos”, avalia o orientador do projeto e coordenador do curso de Automação Industrial, Marcelo Griese. “Eles são desafiados a integrar seus conhecimentos teóricos para criar soluções para problemas reais da sociedade.”

Vestibular

Além de Automação Industrial, a Fatec São Bernardo do Campo oferece outras três graduações no Vestibular para o primeiro semestre de 2024: Gestão Empresarial (EaD), Informática para Negócios e Manufatura Avançada. Ao todo, são oferecidas 1.280 vagas nas unidades do ABC.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 12 de dezembro, pelo site vestibularfatec.com.br. As Fatecs oferecem 19.445 vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.