skip to Main Content

Fatec Pompeia utiliza drones no curso de Big Data no Agronegócio

Fatec Pompeia Utiliza Drones  No Curso De Big Data No Agronegócio
Crédito: Divulgação | Drones terão seu potencial explorado pelos alunos da Fatec Pompeia

Cada vez mais presentes no mundo do agronegócio, os veículos aéreos não tripulados (Vants) tornaram-se uma nova ferramenta de ensino da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia. Parceira do Centro Paula Souza na implantação da unidade, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia adquiriu seis aparelhos DJI Phantom 3 Advanced para serem utilizados pelos alunos.

Os drones, como são conhecidos, foram batizados com esse nome devido ao zumbido que produzem, em uma referência à palavra zangão em inglês. Desenvolvidos para atuar inicialmente em ações militares, os Vants aos poucos foram ganhando outros mercados e agora terão seu potencial explorado pelos estudantes do curso superior de Tecnologia em Big Data do Agronegócio.

Para o coordenador do curso, Luis Hilário Tobler Garcia, a agricultura é um dos setores da economia que apresentam as maiores possibilidades de geração de novas tecnologias aliadas à utilização de drones. “Há uma demanda crescente por sistemas informatizados para elaboração de diagnósticos específicos que auxiliem o produtor rural na tomada de decisões”, afirma.

Metodologia inovadora

Os novos drones já começaram a ser operados neste primeiro semestre em que o curso entrou em atividade, na elaboração do projeto integrador dos alunos. Trata-se de uma tarefa multidisciplinar que desafia os estudantes a resolverem problemas em equipe como forma de construir o conhecimento. A proposta está inserida no modelo de ensino e aprendizagem Profound Learning, metodologia pedagógica canadense aplicada no curso.

Com a coleta das imagens geradas pelos Vants, os alunos vão criar um algoritmo para processar informações relacionadas às condições dos locais de plantação, quantidade de mudas e espécies, identificação de doenças, análises de falhas de plantio, entre outras finalidades.

“O trabalho com os drones estimula os estudantes a desenvolver uma série de habilidades em áreas como matemática, lógica de programação, língua estrangeira, gestão e planejamento estratégico. Essa experiência será um grande diferencial para o mercado de trabalho”, ressalta o coordenador do curso.

Notícias

Alunos da Etec de Pirassununga promovem ações de voluntariado
Etecs divulgam lista com os locais de exame do Vestibulinho
Alunos de Etec criam aplicativo para entrega de comida para cães
Fatecs divulgam gabarito da prova do Vestibular
Exame do Vestibular das Fatecs será neste domingo, às 13 horas

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP

+55 11 3324-3326

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top