Fatec Piracicaba participa de pesquisa sobre uso de biodiesel

Durante seis meses, seis ônibus circularão com adição de 20% de biodiesel no combustível; estudo é parceria entre a faculdade, a prefeitura do município e a concessionária de transporte público

26 de setembro de 2019 8:28 am Fatec

Trabalho terá ônibus com níveis diferentes de biodiesel para comparação dos resultados na emissão de gases | Foto: Felipe Ferreira

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Piracicaba participa, ao lado da Prefeitura de Piracicaba e da Via Ágil, concessionária responsável pelo transporte coletivo do município, do projeto experimental B20 – Piracicaba no Caminho da Sustentabilidade. A iniciativa foi lançada na última semana.

Durante seis meses, seis ônibus do município vão circular com a adição de 20% de biodiesel no diesel. Outros seis veículos, chamados de “sombras”, utilizarão 11% de biodiesel nos tanques de combustível e farão parte de um grupo de controle para comparar a emissão de gases nas duas propostas. Os testes serão realizados entre setembro de 2019 e março de 2020.

O experimento tem como objetivo avaliar a diminuição da emissão de gases que causam o efeito estufa. Além da gestão do projeto, cabe à Fatec coletar e analisar os dados durante os seis meses de pesquisa por meio de uma avaliação comparativa entre os veículos envolvidos no trabalho, levando em conta os aspectos técnicos, ambientais, sociais e econômicos.

Atualmente, a porcentagem obrigatória nos ônibus é de adição de 10% de biodiesel. Para a coordenadora do curso superior tecnológico de Biocombustíveis da Fatec, Gisele Gonçalves Bortoleto, a ação pretende melhorar a qualidade do ar da cidade. “O biodiesel é biodegradável, provém de fontes vegetais e gorduras animais. Por conta disso, é um combustível menos poluente que o diesel. A mistura minimiza a emissão de gases do efeito estufa.”