Fatec Ourinhos realiza workshop sobre proteção de dados pessoais

Fatec Ourinhos Realiza Workshop Sobre Proteção De Dados Pessoais
Lei regulamenta tratamento de informações pessoais de clientes e usuários por parte de empresas públicas e privadas l Foto: Divulgação

Professores do curso superior tecnológico de Segurança da Informação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ourinhos, localizada na Região de Marília, vão oferecer o primeiro Workshop sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nesta sexta-feira (12). Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município, que é parceira da iniciativa.

Sancionada em agosto de ano passado, a LGPD tem como objetivo regulamentar o tratamento de informações pessoais de clientes e usuários por parte de empresas públicas e privadas. A partir de 2020, quando entra em vigor, as instituições devem seguir os procedimentos previstos na nova lei ao incluir informações em sua base de dados, por mais básicas que sejam – como nome e e-mail.

“A maior parte do comércio, serviços e indústria está sob à nova legislação. O empresário precisa ficar atento, pois as penas podem ser bem pesadas”, explica o coordenador do curso de Segurança da Informação da Fatec Ourinhos, Paulo Galego. A multa para quem não cumprir as novas exigências pode chegar a R$ 50 milhões.

O prazo de dois anos para vigência foi estabelecido para que empreendedores e administradores tenham tempo de colocar em prática as novas regras de proteção e transparência. “Segundo levantamento da ACE de Ourinhos, os empresários da cidade ainda desconhecem os detalhes dessa nova legislação. Eles deverão se perguntar se realmente precisam armazenar aqueles dados e, a partir daí, tomar as precauções para que as informações não fiquem expostas ao risco de serem utilizadas de forma irregular ou de cair nas mãos de criminosos”.

Workshop sobre a LGPD
Local: