Fatec Jahu debate inovação e tecnologia em florestas

23 de setembro de 2021

Compartilhe!

Evento vai abordar questões técnicas e legais em torno da exploração de árvores nativas l Foto: Rogério Peccioli de Queiroz

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu, localizada em Jaú, na Região de Bauru, realiza nesta quinta-feira (23) o primeiro Simpósio de Inovação e Tecnologia em Florestas Nativas, totalmente em ambiente virtual. O evento começa às 9 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Fatec no Youtube. Não é preciso se inscrever para participar.

Com o tema “Silvicultura tropical funcional”, o simpósio vai abordar, por meio de palestras e debates, questões técnicas e legais em torno da exploração de árvores nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado com potencial madeireiro e não madeireiro em florestas plantadas.

“É uma área que vai receber muito investimento no país, tendo em vista os compromissos que o Brasil tem no Acordo de Paris e a implementação dos programas de regularização ambiental previstos”, explica o professor e pesquisador da Fatec Jahu, Jozrael Resende. “Vai nos permitir explorar nossas espécies nativas de maneira sustentável.”

O evento conta com a chancela do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologia Florestal e de Conservação dos Recursos Naturais (FloraTec), formado por 11 professores pesquisadores das Fatecs Araçatuba, Botucatu, Capão Bonito, Jaboticabal, Jaú, Pompeia, São José do Rio Preto e Tatuí. O simpósio vai contar também com a audiência de estudantes de diversas Fatecs. “É uma chance importante para os alunos se atualizarem sobre essa área que certamente vai oferecer muitas oportunidades de trabalho e empreendimento no futuro”, completa Resende.