Fatec Jahu debate bioeconomia e florestas nativas plantadas

Pesquisador do Centro Paula Souza e engenheiros da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios participam do evento, que será transmitido também pelo Youtube

26 de outubro de 2022 11:44 am Eventos, Fatec

Sistema de produção de macaúba é tema de uma das apresentações desta quinta (27) | Foto: Samuel Lima samucajor por Pixabay

Um evento realizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu vai discutir a ideia de que plantar árvores, além de favorecer o meio ambiente, pode ser uma atividade econômica. O 2º Simpósio de Inovação e Tecnologia em Florestas Nativas ocorre na quinta-feira (27), na faculdade, de forma híbrida, com transmissão pelo Youtube. Não é necessário fazer inscrição.

À frente da organização do debate, o professor Jozrael Henriques Rezende explica que é comum que os agricultores tenham pedaços de terra não rentáveis. “O solo pode ser pobre, pedregoso, mas essas áreas de baixa aptidão agrícola também podem gerar receita”, explica o docente, que desenvolve pesquisa sobre o tema. Entre as espécies que poderiam ser plantadas nesses terrenos estão algumas das quais se aproveita os frutos, como jenipapo, pitanga, baru e grumixama, e há outras cuja madeira é mais interessante do ponto de vista comercial, como guaritá e canafístula.

Bioeconomia e florestas nativas plantadas são os principais temas do simpósio. Além de Rezende, participam do evento dois engenheiros agrônomos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo vai falar sobre modelagem do crescimento arbóreo, sequestro de carbono e produção sustentável de espécies florestais nativas. Joaquim Adelino de Azevedo Filho apresenta palestra sobre o melhoramento genético e sistemas de produção de macaúba, uma palmeira cujo óleo tem diversos usos comerciais.

Prêmio

Na última semana, Rezende teve seu trabalho reconhecido com o Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos 2022, na categoria Professor Emérito. Na Fatec há 28 anos, ele hoje leciona no curso superior tecnológicos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Algumas de suas pesquisas já se transformaram em políticas públicas ambientais ou subsidiaram o poder público. “Fiquei muito feliz. É um reconhecimento do meu trabalho, mas também da Fatec”, afirma. “Depois de tanto tempo trabalhando como pesquisador e professor continuo com o mesmo entusiasmo.”

Serviço
2º Simpósio de Inovação e Tecnologia em Florestas Nativas
Quando: 27 de outubro
Local: Sala de Audiovisual, bloco II, Fatec Jahu e também no Youtube
Endereço: Rua Frei Galvão, s/nº, Jardim Pedro Ometto, Jaú
Horário: Das 9 às 12 horas

Compartilhe


Veja também