Fatec Expo Week, de Osasco, terá palestras e exposição de projetos


30 de maio de 2019

Compartilhe!

Estudantes participam de uma das competições de robôs durante a edição de 2018 da Fatec Expo Week | Foto: Divulgação

Estudantes participam de uma das competições de robôs durante a edição de 2018 da Fatec Expo Week | Foto: Divulgação

De hoje (30) a sábado (1º de junho), a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Osasco promove a sétima edição da Fatec Expo Week. A programação inclui palestras e mostra de projetos a partir de três eixos principais: tecnologia, desenvolvimento de carreira e gestão de negócios. Organizado por professores e alunos dos cursos superiores tecnológicos de Automação Industrial e Manutenção Industrial , o evento é aberto ao público apenas no dia 1º de junho.

As palestras com professores da unidade e convidados de outras instituições, além de representantes de empresas do setor de automação e tecnologia, parceiras do evento, ocorrem nesta quinta e sexta-feira. Entre os temas dos painéis previstos estão empreendedorismo, automação industrial, manutenção industrial, gestão financeira, rede de computadores e gestão empresarial. No último dia será realizada a exposição de cerca de 200 projetos da Fatec, da Escola Técnica Estadual (Etec) Celso Giglio e das empresas apoiadoras do evento.

A turma de Automação Industrial criou robôs programados para participar de duelos. As máquinas são manipuladas com controle via bluetooth e o vencedor da competição será o robô que conseguir empurrar o adversário até o final da arena. Para garantir adrenalina, a prova terá o tempo máximo de dois minutos. Já as arenas de resistência são formadas por instalações, montadas com vários tipos de macarrão sobrepostos, que adquirem a aparência de pontes. Sobre essas “pontes de macarrão” são colocados materiais para testar a resistência. A arena foi desenvolvida pelos alunos do curso de Manutenção Industrial.

Além dos projetos e trabalhos acadêmicos, a programação da Fatec Expo Week inclui apresentações artísticas com música, dança, jogos feitos pelos alunos e barracas de artesanato. Para a professora de Empreendedorismo e Gestão de Pessoas e uma das organizadoras desta edição, Andrea Salla, a proposta do evento é dar aos alunos a oportunidade de criar e desenvolver soluções que atendam às demandas tecnológicas do mercado. “A Expo Week é um espaço de desafios para inovação e aprendizagem, e também uma forma de aproximar os estudantes de empresas, produtos e serviços da área de tecnologia que já estão no mercado há anos,” analisa Andrea.     

O espaço de exposição contará com projetos da Roland do Brasil, 6DDrones, Onron Automação Industrial Brasil e das secretarias municipais de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Meio Ambiente e Cultura de Osasco. A programação acadêmica inclui palestras com executivos do Grupo Pão de Açúcar, Mercado Livre, Tata Consultancy Services (TCS), Abrap Coaching, Omron Automação Industrial, Santander, 6D Drones, 99 Jobs, Sebrae, Inomap, Instituto Criativo, Microsoft, i9plus, Arteris e de Wellington Figueira da Silva, autor do livro Aprendendo Docker, do básico à orquestração de contêineres.

“Ponte de macarrão”, instalação criada pelos alunos durante Expo Week anterior | Foto: Divulgação

Serviço
7ª Fatec Expo Week
Local: Fatec Osasco
Rua Pedro Rissato, 30 – Vila dos Remédios
Data: 30, 31 de maio e 1º de junho
Horário: Quinta e sexta feira, das 8h30 às 21h30; sábado, das 10 às 15 horas.