Fatec e Universidade de Coimbra debatem patrimônio cultural

Como o objetivo é discutir gestão, memória e cidadania, evento terá palestras interativas com acadêmicos da instituição de Portugal; há cerca de 50 trabalhos de pesquisa cadastrados para o seminário

14 de maio de 2018 12:25 pm Fatec, Institucional

A cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, é considerada um patrimônio cultural do Brasil| Foto: Valdiney Pimenta/Creative Commons

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Roque e a Universidade de Coimbra, debatem entre 14 e 16 de maio o tema Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-Americanos. O evento é organizado com o apoio da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC) e da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. O encontro reforça uma parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a instituição pública portuguesa e pretende reunir pesquisadores, educadores e profissionais da área cultural para discussão de temas como rentabilização do patrimônio, memória, identidade e cidadania. A participação dos pesquisadores de Coimbra ocorrerá por meio de videoconferência.

“O evento em São Roque trará para o público ganhos técnicos e acadêmicos, com o intercâmbio de conhecimentos, e também aos alunos, com o estreitamento das relações com a instituição internacional”, diz o diretor da Fatec, Douglas Morais. “Está em negociação um acordo de cooperação que permitirá o intercâmbio de estudantes entre as faculdades.”

Durante os três dias de seminário serão apresentados cerca de 50 projetos de pesquisa de acadêmicos de instituições públicas e privadas. Segundo a organização, há submissões de diversos Estados e também uma internacional, de Cuba. Além de quem já se inscreveu como ouvinte, outros interessados poderão fazer o credenciamento no dia do evento. A entrada é gratuita.

Os painéis serão divididos pelos assuntos Memória e cidadania cultural; Políticas públicas, estratégias privadas e iniciativas cidadãs de preservação do patrimônio cultural; e Políticas públicas, estratégias privadas e iniciativas cidadãs de gestão do patrimônio cultural.

 

Compartilhe


Veja também