A equipe Nitro Baja Racing (NBR), formada por 12 alunos do curso de Mecânica da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba, foi a melhor entre as instituições das regiões de Campinas e de Sorocaba na […]
A equipe Nitro Baja Racing (NBR), formada por 12 alunos do curso de Mecânica da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba, foi a melhor entre as instituições das regiões de Campinas e de Sorocaba na 14ª competição Baja SAE Brasil Petrobras, realizada em Piracicaba. Foram 70 instituições, nacionais e estrangeiras, disputando o melhor desempenho na criação de um protótipo de carro off road (para terrenos acidentados). A conquista do 22º lugar foi o melhor resultado da equipe, que somou 404 pontos, desde a primeira participação, em 2003.
Para Luiz Alberto Bálsamo, coordenador técnico da Fatec Sorocaba e orientador da equipe, o resultado foi muito importante. “Superamos equipes com estrutura bem superior em termos de recursos financeiros e materiais, como as equipes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, da Unesp, da Unicamp e da Fatec São Paulo”.
Segundo Bálsamo, no entanto, mais importante do que a classificação foi o aprendizado. “Foi uma experiência única de vivência de práticas acadêmicas e profissionais que exigem e desenvolvem habilidades e competências que serão decisivas para os futuros tecnólogos e engenheiros”, afirmou.
Bálsamo explicou ainda que os alunos, filiados a SAE Brasil, “participaram de uma competição onde são simulados o custo técnico e administrativo para a produção em escala industrial do protótipo desenvolvido”. Segundo ele, o protótipo do carro permanece na Faculdade após o evento: “Os alunos têm que apresentar soluções mecânicas para o projeto, principalmente quando já participaram de competições anteriores”, conta.
Com duração de quatro dias, o Baja SAE Brasil Petrobras possui etapas teóricas (como teste da segurança oferecida pelo carro projetado) e dinâmicas (como aceleração e frenagem) que devem obedecer aos critérios estabelecidos pela comissão responsável pelo evento. Ao término dessas etapas, cada equipe concorrente percorre um circuito onde a capacidade (enduro de resistência) do carro é testada.