Fatec de Jaú participa do Projeto Rondon

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu  foi selecionada para integrar o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A iniciativa visa promover a integração social por meio de trabalho voluntário de estudantes universitários […]

23 de janeiro de 2014 12:58 pm Fatec

Grupo de alunos da Fatec Jundiaí que participou da edição 2013 do Projeto Rondon. / Foto – Divulgação.

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu  foi selecionada para integrar o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A iniciativa visa promover a integração social por meio de trabalho voluntário de estudantes universitários em regiões isoladas do Brasil.

O Rondon é realizado anualmente dentro de várias operações em municípios com maior índice de pobreza e exclusão social. Nesse ano, a Fatec de Jaú participa da Operação Guararapes que abrange 20 cidades dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, 84 rondonistas e 40 instituições de Ensino Superior.

O projeto apresentado pela Fatec – que contempla as áreas de comunicação, trabalho, tecnologia, produção e meio ambiente –  será desenvolvido no município de Joaquim Gomes, Alagoas. Em julho, a cidade receberá uma equipe de rondonistas da unidade composta por dois professores e oito alunos dos cursos de graduação tecnológica de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sistemas para Internet e Logística. A visita terá duração de 15 dias.

Atividades diversas

Entre as propostas apresentadas pela unidade estão, por exemplo, oficinas de alimentação saudável, educação ambiental, inclusão digital e reciclagem. Além de orientações sobre Permacultura (técnica voltada à solução de problemas sanitários sem agredir o meio ambiente), e para a formação de uma cooperativa de catadores. O trabalho é coordenado pelos professores Jozrael Rezende, Marina Carboni e Rodrigo Galvão.

Outra etapa do processo acontece em abril com a visita precursora dos coordenadores das equipes às localidades.  O intuito é realizar a articulação com lideranças locais e prefeituras para conhecer melhor as necessidades dos municípios e definir o apoio com alimentação, hospedagem e transporte para os grupos.

Para o coordenador do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Fatec Jahu, Josrael Rezende, a viagem vai permitir conhecer uma realidade bem distante do nosso dia a dia. “Alunos e professores terão uma grande oportunidade de aprendizagem e de troca de experiências com uma cultura diferente”, lembra Rezende. Sobretudo os estudantes que moram em um Estado com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, ressalta o docente. “A disparidade social é muito grande”, complementa Rezende.

Em 2013, a Fatec Jundiaí também foi escolhida e realizou atividades no município de Brejões, na Bahia.

Para além do Brasil

O Projeto Rondon é realizado desde 1967 em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que garantem o suporte logístico e a segurança das operações. Conta também com a colaboração dos governos estaduais, das Prefeituras municipais e de empresas que investem em responsabilidade social.

A ideia é buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhora da qualidade de vida de comunidades carentes.

São objetivos do projeto também incentivar a formação cidadã dos estudantes e a produção de projetos coletivos locais, entre outros.

Mais informações no link