Fatec Carapicuíba promove o simpósio SiJOGA

Evento é promovido pelo curso superior tecnológico de Jogos Digitais e visa integrar estudantes, docentes e mercado; programação tem mostra de jogos e palestras com profissionais da indústria de games

23 de setembro de 2020 10:54 am Fatec

Evento é promovido pelo curso superior tecnológico de Jogos Digitais e visa integrar estudantes ao mercado | Foto: Getty Images

Estudantes e docentes do curso superior tecnológico de Jogos Digitais participam até sexta-feira, 25 de setembro, da primeira edição do Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos (SiJOGA) da Fatec Carapicuíba. O evento une aprendizado à oportunidade de aproximação com representantes de empresas do setor de games.

Na programação estão a Mostra Melhores do Sistema Maximizado de Avaliação Unificada em Games (Smaug), a apresentação de bancas de defesa de Trabalhos de Graduação (TGs) e uma série de palestras com profissionais reconhecidos na indústria nacional de games.

A abertura ocorreu na terça-feira (22). A sócia-diretora e produtora da Webcore Games, Camila Malaman, falou sobre A Jornada de um Estúdio, explicando um pouco da rotina de quem trabalha com desenvolvimento de games. Já Marina Pecoraro, produtora do BIG Festival, gerente de comunicação e conselheira da diversidade na Abragames, debateu sobre O Poder da Associação e dos Eventos na Indústria de Games.

Na quinta e sexta (24 e 25), os alunos do curso compõem o júri popular para escolher os games vencedores dentre os Melhores do Smaug, nome dado aos jogos desenvolvidos interdisciplinarmente em todos os semestres do curso. Implementado em 2016, o sistema já conta com mais de duas centenas de jogos digitais desenvolvidos e com a recomendação do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Os estudantes também terão a oportunidade de conversar com as equipes dos estúdios participantes da mostra, e se aproximar, mesmo que virtualmente, numa época em que as atividades ocorrem apenas remotamente.

Confira a programação:

23 de setembro – Até as 13 horas (manhã) e das 19 às 23 horas, com transmissão pelo YouTube: Apresentação de bancas de defesa de Trabalhos de Graduação (TGs) de Jogos Digitais;

24 de setembro – Das 9 às 13 horas (manhã) e das 19 às 23 horas, com transmissão pelo YouTube: Apresentação de bancas de defesa de Trabalhos de Graduação (TGs) de Jogos Digitais;

24 de setembro – Às 9h30 e 19h30, com transmissão e votação pelo Microsoft Teams: Mesa redonda com os grupos melhor avaliados no V Smaug. Abertura da votação júri popular Smaug 2020/1;

25 de setembro – Às 9h30 e 19h30, com transmissão e votação pelo Microsoft Teams: Mesa-redonda com os grupos melhor avaliados no V Smaug.

25 de setembro – Às 21h, com transmissão pelo Microsoft Teams: Anúncio dos vencedores na votação juri popular do Smaug 2020/1.

Todos os jogos de TGs e os melhores Smaugs desenvolvidos no primeiro semestre deste ano estão disponíveis gratuitamente para consulta e download no perfil do SiJOGA na plataforma itch.io (sijoga.itch.io).

Serviço:
Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos – SiJOGA
Data: De 22 a 25 de setembro de 2020
Transmissão: pelo canal da Fatec Carapicuíba no YouTube (bit.ly/youtube-sijoga) e pela plataforma Microsoft Teams (bit.ly/teams-sijoga)