Fatec Carapicuíba promove a quarta edição do Sijoga

Programação terá lives, apresentação de Trabalhos de Graduação e portfólio dos melhores jogos desenvolvidos no curso; transmissão será feita no YouTube

9 de dezembro de 2021 12:30 pm Fatec

O game ‘Elemental’, um dos que será apresentado, aborda a mitologia brasileira em sua narrativa I Imagem: Reprodução

Começa nesta quinta-feira (9), a quarta edição do Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos (Sijoga) da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba. Até sábado (11), estudantes e professores do curso superior de Jogos Digitais participam de lives com profissionais do setor de games. Durante o evento, serão apresentadas defesas de Trabalhos de Graduação (TGs) e portfólio dos melhores jogos desenvolvidos em todas as turmas do curso. A transmissão será pelo YouTube.

De acordo com Fábio Itikawa Vizentini, roteirista autor do TG intitulado Roda dos Esquecidos, cuja narrativa tem inspiração na obra Capitães de Areia, de Jorge Amado, produzir um jogo na faculdade é um exercício que prepara quem pretende seguir na profissão. “Quando você desenvolve um jogo, são muitos os desafios: o tempo apertado, problemas com arte ou programação, bugs inesperados e até conflitos internos. Porém, tudo isso vale a pena quando você vê o jogo pronto, publicado, recebendo elogios e críticas.” Após desenvolver o game com os colegas Daniel Rosa Bartolo, Klayton da Silva Pereira, Rafael da Silva Luna e Tabata Line Lucena Souza, sob a orientação da professora Magali Andreia Rossi, Fábio reforça que o companheirismo é fundamental. “É mais que simplesmente fazer um jogo, aprendemos a respeitar as opiniões e a trabalhar em equipe.”

Assim como o Roda dos Esquecidos, outros jogos também têm referências locais: Kurupir e Elemental abordam em suas narrativas a mitologia brasileira. “Isso é reflexo do conhecimento interdisciplinar que os alunos adquirem durante o curso, com um olhar para alcançar diferenciais de posicionamento no mercado de games”, comenta uma das idealizadoras do evento e docente do curso, Érika Caramello.

Os melhores games avaliados neste semestre participarão da mostra competitiva Melhores do Sistema Maximizado de Avaliação Unificada em Games (Smaug), dentro do Sijoga. Os 69 games estão disponíveis para download gratuito no Itch.io.

Confira a programação:

9 de dezembro (quinta-feira) – Lives com profissionais do mercado

• 10 horas: Beto Paiva (Coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba) – O que fazer após a Fatec? O caminho das joias no mercado de jogos, pelo YouTube;
  • 12 horas: Cristiane Jade (DX) – Quem é a producer na fila do pão?, pelo YouTube;
  • 19 horas: Francisco Tupy (Universidade de São Paulo (USP) – Inovação e criatividade aplicados ao game design, pelo YouTube;
  • 22h30: Rodrigo Coutinho (Square Enix) – Case de sucesso: o profissional em games, pelo YouTube.

10 de dezembro (sexta-feira)

• Às 10 horas e das 19 às 23 horas: Bancas de defesa de TGs, pelo YouTube;

11 de dezembro (sábado)