Fatec Carapicuíba lança jogo que ajuda estudante a escolher curso

Game ‘Portal do Triunfo: Sucesso em Curso’ é uma das atrações da oitava edição do evento SiJOGA, que vai até sábado (9) com atividades gratuitas e abertas ao público

7 de dezembro de 2023 6:08 pm Fonte

Roteiro do jogo mistura a realidade da linha de trem que atende a região da Fatec e ficção | Arte: Divulgação

Até sábado (9), a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba recebe os amantes dos games com atividades presenciais e online. A oitava edição do evento SiJOGA apresenta jogos, loja virtual, palestras e encontros com a comunidade. Todas as atividades são gratuitas.

Nesta sexta-feira (8), às 11h30, ocorre o lançamento presencial do jogo Portal do Triunfo: Sucesso em Curso, criado pelos estudantes do curso superior tecnológico de Jogos Digitais. A versão demo já está disponível no link https://sijoga.itch.io/portaldotriunfo .

” O game nasceu da necessidade de propiciar aos futuros alunos uma escolha mais assertiva do curso, minimizando futuras trocas ”, explica a professora da disciplina de game design e empreendedorismo, Érika Caramello.

Trata-se de uma visual novel com sete personagens, cada um representando um curso disponível na Fatec Carapicuíba. Eles recebem a missão de planejar o futuro e resolver um dilema. A partir da identificação com as soluções, é possível detectar a aptidão da pessoa que está jogando para uma determinada carreira. O roteiro mistura a realidade da Linha 8 – Diamante, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende a região da Fatec, com ações de ficção. No final do jogo, é possível compartilhar o resultado nas redes sociais.

“Foi um grande desafio fazer esse projeto em apenas 40 dias, com os alunos de forma híbrida. Mas sabemos da importância dele. Para a comunidade externa, é uma forma de incentivar o acesso ao ensino público e gratuito de forma lúdica e acessível; para os alunos, é uma maneira de mostrar como os conhecimentos dos nossos cursos podem se unir em projetos interdisciplinares”, diz a professora.

O game está disponível na nova área Estude Conosco, no site da Fatec Carapicuíba, que reúne todas as informações da unidade e seus cursos, incluindo as formas de ingresso e o link para o game.

O evento SiJOGA conta ainda com palestras virtuais pelo canal do Youtube da Fatec, até sábado (9), de manhã e à noite.

Espaço maker

Outra novidade da Fatec de Carapicuíba é a inauguração da sala maker, que será entregue à comunidade escolar no dia 20 e receberá atividades presenciais a partir de fevereiro de 2024. A logomarca ficou a cargo do aluno José Souza, do curso de Design de Mídias Digitais.

Compartilhe


Veja também