Aline Silva Macedo, Inês Soares e Rodrigo Santiago, que cursam o último semestre de Tecnologia em Logística na Fatec Carapicuíba, conquistaram o primeiro lugar no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado pelo Sindicato das […]
Navio despeja água de lastro no Porto de Santos. / Foto – Divulgação.
Aline Silva Macedo, Inês Soares e Rodrigo Santiago, que cursam o último semestre de Tecnologia em Logística na Fatec Carapicuíba, conquistaram o primeiro lugar no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp, na categoria Preservação Ambiental.
Os estudantes, orientados pelo professor e diretor da Fatec, Walter A. Santana, apresentaram projeto na área de transporte marítimo a respeito dos impactos negativos ao meio ambiente causados pela água de lastro, captada no mar por navios para garantir a segurança operacional e estabilidade. “O navio transporta água do mar dentro dele de um porto para outro, o que pode causar danos também econômicos, como na usina de Iaipu, onde espécies trazidas se aglomeram e entopem tubulações e filtros, sendo necessárias paradas para limpeza”, explica Aline. “A água de lastro pode trazer predadores de espécies para um porto, por exemplo, ou até disseminar uma doença, como aconteceu com a cólera”, afirma.
A ideia de desenvolver um artigo sobre o tema surgiu a partir de uma visita técnica ao Porto de Santos, realizada no segundo semestre do curso, quando os alunos viram a água sendo despejada pelos navios e tiveram a curiosidade em saber mais a respeito do tema.
No Conic, a Fatec Carapicuíba inscreveu 40 trabalhos. No total, foram mais de 1.845 projetos inscritos, dentre os quais 1.536 foram aprovados para apresentação. Participaram desta seleção 232 instituições de Ensino Superior particulares, federais e estaduais de todo o Brasil.
O grupo de alunos vencedor recebeu R$ 1,5 mil no total e certificado de participação.