Filtro de Daltonismo

Fatec Araçatuba cria simulador digital para o ensino de veterinária

Alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba estão se preparando para apresentar na 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps, um software para substituir experiências com animais nas faculdades de veterinária. […]

24 de setembro de 2015 4:46 pm Institucional

Simulador mostra mudanças no coração após o uso de diferentes fármacos – Foto: Reprodução

Alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba estão se preparando para apresentar na 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps, um software para substituir experiências com animais nas faculdades de veterinária.

O sistema, atualmente em fase de programação, reproduz as reações que diferentes fármacos causam no coração dos bichos, sem que seja necessário demonstrar os efeitos em cobaias durante as atividades em classe. Um ponto importante do simulador é que apenas resultados já testados e difundidos no meio profissional serão exibidos, atendendo ao caráter educativo do projeto.

O software foi um pedido da professora Valéria Maria Savoya da Silva, docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba da Unesp.

Ela sentia a falta de um recurso como esse e foi até a Fatec em busca de uma parceria com a equipe de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, há cerca de dois anos. A professora Lucilena Lima aceitou o desafio e reuniu alunos para desenvolverem a tecnologia em uma disciplina extraclasse.

Na Feteps, em outubro, Lucilena e os estudantes Pamela Serra Rodrigues, Cleyton de Souza Pereira e Matheus Marques Pereira mostrarão o funcionamento do programa, que, por enquanto, é capaz de demonstrar a reação de aceleração cardíaca diante do uso de determinados medicamentos.

“O software exibirá diversas simulações de reações do coração, como o aceleramento e seu retorno ao estado normal. Serão representados testes com 12 a 15 fármacos com possibilidade de combinações entre eles”, explica a professora. O programa poderá ser acessado via internet e terá interface didática, com material informativo produzido pela professora da Unesp e demonstrado a partir da imagem de um coração animal aberto, em duas dimensões.

Para Pamela Rodrigues, que se forma no final deste ano, o projeto foi uma maneira de fazer convergir o uso prático das habilidades adquiridas na graduação com o interesse pessoal pela área da saúde. “Sempre tive gosto por esses temas e conciliar as duas áreas foi muito bacana. Já estou pensando em um mestrado nesse ramo”, conta.

Lucilena mantém no grupo de estudos alunos de etapas diferentes do curso, com habilidades diversas. “Para eles é positivo notar como a tecnologia pode ultrapassar o comercial. Quando eles percebem que o software pode ser desenvolvido para algo além, como as necessidades dos animais, eles veem o quanto isso é gratificante”, diz a professora.

Simulador Didático para Farmacologia Cardiovascular foi selecionado entre 1.085 trabalhos inscritos na Feteps e será exposto nos dias 21, 22 e 23 de outubro, ao lado de outros 202 projetos de Etecs, Fatecs e instituições de diferentes estados e países. 

Compartilhe


Veja também