Fatec Americana cria plataforma virtual e unificada de saúde


28 de fevereiro de 2019

Compartilhe!

Plataforma criada por alunos da Fatec busca revolucionar o armazenamento e compartilhamento de dados de pacientes | Foto: Divulgação

Três alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana, região de Campinas, desenvolveram um mecanismo para auxiliar prestadores de serviço da área de saúde a acessar e avaliar informações sobre pacientes. O NFC Health System permite que os médicos salvem informações, como resultados de exames e histórico dos pacientes, agilizando o atendimento e reduzindo riscos relacionados a erros de diagnóstico e de medicação.

De acordo com um dos criadores da plataforma, Ramon Gonçales, a ideia surgiu quando o grupo observou as dificuldades de profissionais da saúde no acesso ao histórico de pacientes. “A falta de informações pode dificultar o diagnóstico e prejudicar a saúde do paciente, principalmente em atendimentos emergenciais”, explica o aluno recém-formado.

Os protótipos do sistema foram desenvolvidos em parceira com a Durban University of Technology, localizada na África do Sul. O contato com a universidade foi feito ao longo de 2018, via internet, e os estudantes da instituição estrangeira auxiliaram também na realização de testes no sistema, o que possibilitou o aprimoramento e bom funcionamento da plataforma.

Praticidade

No NFC Health System cada paciente tem seu perfil pessoal, onde podem ser armazenadas fichas médicas, exames, nomes de médicos consultados, medicamentos em uso, carteirinha de vacinação e contatos de hospitais próximos. O software é oferecido em quatro módulos: uma versão desktop, para ser acessada por médicos, administradores de sistemas e instituições de saúde, e três versões de aplicativos Android voltados para pacientes, enfermeiras e paramédicos.

Todos os dados podem ser acessados por meio do escaneamento de um cartão e a inclusão de novas informações fica a cargo dos médicos, paramédicos e enfermeiras. Futuramente, o app terá também um “botão de pânico”, que alerta a ambulância mais próxima e indica o local da ocorrência, sempre que acessado pelo paciente.

Oportunidade

O sistema foi selecionado para participar do projeto Campus Mobile, concurso promovido pelo Instituto NET Claro Embratel, em parceria com o Instituto LSI-TEC. Nessa iniciativa, alunos do Ensino Técnico, universitários e recém-formados recebem monitoria de especialistas da área de inovação e participam de uma semana com maratona de programação, palestras e visitas a empresas parceiras. O grupo da Fatec ficou entre os 15 melhores na categoria Projetos. Agora, os estudantes estão aprimorando e consolidando a plataforma e o modelo de negócios, para que posteriormente o sistema vá para o mercado.

 

Veja Também