Ex-alunos de Etecs ganham bolsas para estudar e jogar tênis em universidades dos EUA

O tênis universitário dos Estados Unidos conta, desde o ano passado, com um ex-estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Martin Luther King, de São Paulo, em uma de suas equipes. Formado em 2012, Rafael dos […]

12 de fevereiro de 2015 11:27 am Institucional

Crédito: Divulgação | Os jovens tenistas e estudantes Rafael dos Santos Gonçalves (esq.) e Gabriel Jonathan França: bolsa nos EUA

O tênis universitário dos Estados Unidos conta, desde o ano passado, com um ex-estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Martin Luther King, de São Paulo, em uma de suas equipes. Formado em 2012, Rafael dos Santos Gonçalves cursou o Ensino Médio na Etec e atualmente possui uma bolsa na Universidade Chowan, na cidade de Murfreesboro, na Carolina do Norte, para treinar e fazer sua graduação na instituição.

Em março, mais um ex-aluno, Gabriel Jonathan França, da Etec Gustavo Teixeira, de São Pedro, começa um programa similar no McPherson College, na cidade de McPherson, no Estado do Kansas, região central dos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo em que cursa Matemática com especialização em Física, Rafael treina e defende em diversos torneios a equipe da universidade, a Chowan Hawks. De acordo com o jovem, que começou a jogar tênis em 2006, seu plano é se formar e depois fazer uma pós-graduação em engenharia no país. “Estou no segundo semestre e me formo em maio de 2018”, conta.

O estudante afirma que a época mais difícil de sua trajetória de treinos ocorreu durante o Ensino Médio no Brasil. Com uma rotina pesada que incluía acordar cedo, pegar trem e metrô, frequentar a escola pela manhã, treinar à tarde e estudar à noite, Rafael conta que a Etec Martin Luther King foi essencial para seu sucesso. “A Etec tem professores que se preocupam com os alunos de uma maneira que eu só posso comparar com a minha universidade aqui, nos Estados Unidos”, afirma. “Sempre que precisei de ajuda, eles estavam lá por mim.”

Bulldogs

Quem embarca neste ano para os Estados Unidos é o ex-aluno da Etec Gustavo Teixeira, Gabriel Jonathan França. Ele concluiu o 3º ano do Ensino Médio em 2013 e recebeu no final de 2014 uma bolsa na McPherson College para estudar e fazer parte do Programa de Tênis Masculino da universidade e integrar a equipe Bulldogs.

Segundo declaração do treinador de tênis dos Bulldogs, Justin Stuckey, na página da equipe, Gabriel é um jogador e uma pessoa que se encaixa muito bem no tipo de aluno-atleta do programa. “Estamos muito animados para tê-lo aqui no campus como parte da família Bulldogs ao longo dos próximos quatro anos”, ressaltou.