Ex-alunos de Etecs embarcam para intercâmbio em Israel

Dois ex-alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) embarcam nesta segunda-feira, 29 para um intercâmbio de um mês em Israel pelo programa International Summer Science Institute (ISSI), promovido pela instituição Amigos do Instituto Weizmann do Brasil. Marcos Silva de […]

26 de junho de 2015 2:15 pm Institucional

Instituto Weizmann de Ciência, na cidade de Rehovot, em Israel – Foto: Divulgação

Dois ex-alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) embarcam nesta segunda-feira, 29 para um intercâmbio de um mês em Israel pelo programa International Summer Science Institute (ISSI), promovido pela instituição Amigos do Instituto Weizmann do Brasil.

Marcos Silva de Luca, que cursou o Ensino Médio na Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba, foi escolhido por meio do processo seletivo do programa, e Joyce Lopes dos Santos, formada no técnico de Química da Etec de Ribeirão Pires, por sua participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Eles viajam com todas as despesas pagas para uma imersão em pesquisa científica no Instituto Weizmann de Ciência, referência na área de ciências naturais localizado na cidade de Rehovot.

Para Joyce, a oportunidade de estudar no laboratório vai contribuir com o projeto de iniciação científica que desenvolve atualmente no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC. “Escolhi um projeto na área de biologia porque vai ajudar na minha pesquisa da faculdade sobre a doença de Alzheimer”, diz a estudante.

Marcos, que cursa Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP), está ansioso para conhecer um dos maiores centros de pesquisa do mundo. “Será uma experiência incrível. Vou viajar pela primeira vez para outro país e estar ao lado de renomados cientistas.”

Passeios

Realizado de 1º a 29 de julho, o intercâmbio beneficiará 80 estudantes de diversas partes do mundo. Eles vão participar de atividades de pesquisa, seminários e workshops, com acesso aos mais modernos laboratórios nas áreas de biologia, química, física, matemática e ciências da computação. Aos finais de semana, eles farão passeios e excursões para conhecer a cultura israelense, além de visitarem outras cidades, como Tel Aviv e Jerusalém e o deserto de Neguev.


Compartilhe


Veja também