Competição premia imagens feitas por estudantes e pesquisadores de instituições de todo o País, por meio da fotomicrografia, técnica que utiliza um microscópio encaixado na câmera para capturar objetos diminutos ou mesmo invisíveis a olho nu
Imagem vencedora do 15º Concurso Metmat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais l Foto: Silvano dos Santos
Silvano dos Santos, ex-aluno do curso superior tecnológico de Mecânica – Modalidade Processos de Produção, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, venceu o 15º Concurso Metmat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais, realizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
A microscopia eletrônica de varredura permite identificar detalhes nos materiais duas mil vezes menores do que o diâmetro de um fio de cabelo. A imagem vencedora foi obtida em equipamento do Laboratório de Processamento e Caracterização de Materiais (LPCM), do curso de Materiais da Fatec São Paulo.
A competição envolve estudantes e pesquisadores de diversas instituições do País e premia as melhores imagens, assim como a análise dos materiais fotografados. A foto capturada por Silvano recebeu o título “Formação de escamas no cavaco provocadas por bandas de cisalhamento adiabático, durante torneamento”.
Formado tecnólogo em 2010, desde o ano seguinte Silvano trabalha como auxiliar docente no LPCM. “A técnica para registrar esse tipo de foto é muito importante nos processos industriais”, explica. “Caso haja uma fratura numa peça, por exemplo, por meio da imagem de uma amostra proveniente da fabricação, é possível analisar se o problema ocorreu por fragilidade do material, defeito na máquina ou ferramenta, e até falha humana.”
As imagens premiadas estarão expostas na Poli a partir desta terça-feira, dia 5. Mas é possível visualizá-las no site da instituição.
Serviço
Exposição 15º Concurso Metmat
Local: Escola Politécnica da USP
Av. Prof. Mello Moraes, 2.463, Butantã, Capital
Quando: a partir de 5 de dezembro